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Cápsulas de café mudam hábitos nos Estados Unidos

10 de julho de 2015 A revolução provocada por máquinas de café em cápsulas tem transformado  os hábitos nos Estados Unidos, país que mais consome a bebida no mundo. Ao consumir menos o café tradicional torrado e moído e mais café produzido para cápsulas, os norte-americanos optaram para planejar o que beber, reduzindo o volume que é jogado fora no ralo. Os norte-americanos estão gastando mais dinheiro do que nunca com café, mas pela primeira vez em seis anos eles irão beber um volume menor. "As pessoas costumavam preparar uma garrafa de café, agora elas fazem uma xícara", disse Pedro Gavina, proprietário da torrefadora Gavina &amp; Sons, da O uso de máquinas de café em cápsulas disparou em 2015, presentes hoje em mais de 25% dos lares norte-americanos, ante apenas 15% em 2014, segundo pesquisa divulgada em março pela Associação Nacional de Café dos EUA, um índice que ainda não é tão alto em outros países. Já no Brasil, segundo dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), a produção de café em cápsula (monodose) para uso em máquinas domésticas,deve ter um aumento as vendas na faixa de 40% a 50%. De acordo com a entidade, o café, considerando todas as formas de preparo, é consumido em 98,2% dos lares brasileiros. A Café Utam, com sede em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo e uma filial em Minas Gerais, foi a empresa brasileira pioneira a dar entrada no mercado de cápsulas (dose única) para o grande varejo. E após dois anos, os resultados da entrada da empresa neste segmento já são sólidos. Recentemente, a linha Utam Uno confirmou seu posicionamento premium em teste às cegas, realizado pela Veja São Paulo e demonstra melhor relação custo benefício entre concorrentes. O produto Utam Uno Espresso Gourmet dividiu o quarto lugar do ranking ao lado da marca Octávio Safira, com 6,1 de nota global. A marca líder do segmento Nespresso recebeu nota global de 6,6 com o produto Nespresso Ristreto. Se forem observadas apenas as marcas compatíveis, o produto assume o terceiro lugar no ranking e a variação de notas é ainda mais apertada: de 6,3 a 6,1 para os primeiros ranqueados. Segundo a equipe diretiva da empresa, a Utam mantém uma postura competitiva no mercado de single cup coffee e apresenta uma série de produtos que zelam por oferecer ao mercado nacional cápsulas que destoam do conceito genérico das concorrentes encontradas nas gôndolas do país. <em>Fonte: UOL – Agência Brasil / Adaptação  de Verbo Nostro Comunicação Planejada</em>
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