16 de dezembro de 2014
Esse fim de ano tem sabor especial para a Utam, neste dia 16 de dezembro, a empresa completa 45 anos. Nesta data, em 1969, várias torrefações se uniram para formar a empresa denominada União dos Torrefadores da Alta Mogiana. Naquele momento, a estratégia dos fundadores era lançar uma única e forte marca. E deu certo. A torrefação foi se transformando, se remodelando conforme os novos formatos empresariais e exigências do consumidor e hoje é uma das mais respeitadas empresas brasileiras do setor.
“Essa união foi muito revolucionária para a época, pois 26 empresas se fundiram com muitas histórias, culturas diferentes, o que constituía um desafio para todos”, conta uma das atuais diretoras do grupo, Ana Carolina Soares de Carvalho.
Mais tarde, no ano de1985, aorganização deu seu primeiro salto de transformação e abriu seu capital para venda total de suas ações. Decisão que garantiu sua sobrevivência e história de sucesso até hoje. As ações foram adquiridas pela família Júlio Soares, ligada à exportação de café cru e a empresa passou a ser liderada pelos empresários Américo Júlio Soares e José Severino Júlio Neto.
Com o novo controle, a Café Utam ganhou novo ritmo de produção, visão mercadológica e captou valores do grupo familiar. “Ainda que o propósito dos fundadores tenha sido alcançado, a venda da Utam foi necessária por conta da diversidade de opiniões e os vários modelos de gestão incorporados dificultavam a padronização na liderança”, conta Américo Júlio Soares.
O executivo lembra que uma das primeiras decisões ao efetuar a compra foi tornar a marca Utam ainda maior. “Nossa marca já tinha impacto com os consumidores e tínhamos um firme propósito de fazê-la crescer no cenário nacional, buscando manter seus pontos positivos e lapidar outros que ainda eram necessários para novos voos”.
Ainda no final da década de 80, a nova liderança da Utam estabeleceu a meta de alavancar a empresa e torná-la uma potência regional. O aroma do café Utam deixou de ser marca própria dos arredores da rodovia Castelo Branco – bem na entrada de Ribeirão Preto – para se alastrar por outros caminhos. É que negócios do grupo foram ganhando sustentação e passaram a demarcar todo interior do Estado de São Paulo e Minas Gerais.
Na década de 90, novos saltos alavancaram a evolução empresarial, mas sempre foram incorporados passo a passo. O primeiro mais ousado resgatava um sonho antigo do grupo: inaugurar uma filial da empresa em Piumhi, Minas Gerais. A operação aconteceu no ano de 1990 e instalou uma unidade de beneficiamento de café. Mais tarde, em 1997, uma nova unidade de industrialização foi implantada na mesma cidade, com equipamentos de última geração para seleção e beneficiamento de café, bem como todo processo de produção, com área total construída de mais de 5 mil metros quadrados
“Estabelecemos uma linha de trabalho que foi estruturada em dois pilares: ética e seriedade – e foi isso, na minha opinião, que garantiu resultados expressivos à marca”, destaca o empresário . Seguindo esta linha de pensamento, em 2000, aempresa lançou mais uma novidadeem Minas Gerais: uma central de vendas na capital mineira, Belo Horizonte.
Com o passar dos anos, a administração implementada pelo grupo inovou mais uma vez e incrementou o negócio com modernas tecnologias de produtos e processos que, aplicados à indústria, propiciaram modificações substanciais na manipulação, industrialização, envase e comercialização dos produtos. “Entre as inovações tecnológicas, a empresa focou na modernização do parque industrial, com pesquisa, desenvolvimento e instalação de novos maquinários, modernização de embalagens, importação de máquina a vácuo italiana, automatização da força de vendas, pockets com comunicação via celular e impressão das notas fiscais direto nos pontos de venda”, aponta Juliano Julio, diretor da segunda geração do grupo familiar.
Essa história sempre teve o objetivo de orientar um caminho da liderança para a empresa. Hoje, a Café Utam é uma das empresas de maior know how no mercado. A companhia mantém crescimento homogêneo e contínuo, com a proposta de oferecer todas as soluções para café, atendendo em três principais frentes: cafés torrados e moídos, foodservice e single cup. “A Utam trilhou um caminho ascendente de sucesso durante seus 45 anos de existência, que estão sendo comemorados neste mês de dezembro e durante2015”, acrescenta diretora, Ana Carolina Soares de Carvalho.
Para o diretor Juliano, nas últimas duas décadas, um marco importante foi que a empresa adquiriu força com abrangência. “O resultado desta performance é hoje uma atuação em mais de 400 cidades e uma carteira com cerca de 9500 clientes ativos”, sinaliza.
Toda esta trajetória rendeu à empresa a 10ª posição diante de cerca de 1.500 indústrias afiliadas à ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), segundo seu último levantamento apresentado em outubro de 2013.
Promoção “A Utam faz 45 anos e comemora presenteando VOCÊ”
Para iniciar as comemorações de seus 45 anos, entre os dias de16 a19 de dezembro, a empresa lançou uma super promoção para os seus consumidores: na compra de uma máquina de café espresso Utam Uno, a segunda será grátis para que o comprador possa presentear alguém especial, nesse final de ano. A promoção é válida para as 200 primeiras compras realizadas na loja virtual loja.utam.com.br.
Além disso, o comprador também terá a oportunidade de comprar cinco embalagens de cápsulas Utam Uno e ganhar quatro copinhos personalizados pelo artista plástico João Naccarato.
Verbo Nostro Comunicação Planejada
Publicado em: 16/12/2014 por Café UTAM S.A.