Foi no Grupo Utam que Márcia Aparecida de Souza, 43 anos, solteira, teve sua primeira carteira de trabalho assinada. Quando ela foi contratada, era bem jovem. Mas a idade não foi nenhum empecilho, pois construiu passo a passo uma trajetória profissional que já tem mais de 22 anos.
Neste período, a colaboradora passou por diversos setores da indústria de café. A primeira experiência foi na produção - onde trabalhou com empacotamento do produto. Depois, atuou na lavanderia e não parou mais de aproveitar as oportunidades que o trabalho lhe trouxe. Atendeu no setor 0800, foi auxiliar de escritório, no financeiro e na cobrança. Hoje, trabalha na área de Contabilidade.
Márcia entrou na Utam ainda quando era menor de idade e, lembra que não teve na época, nenhuma dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, mas alerta: “é bastante difícil esse início profissional, porque é essencial ter uma formação e fazer cursos livres como nas áreas de Informática e Administração. Foi o que fiz. Aproveitei cada oportunidade que tive para estudar, sempre com muito apoio do Grupo Utam”, expressa reforçando que a Utam foi um aprendizado em sua vida.
“Quando comecei na produção, eu não tinha estudos. Nem sabia ligar um computador. Posso dizer que tudo que eu consegui foi graças ao meu emprego. Só tenho a agradecer por estes anos em que estou na empresa. Aqui é minha família”, desabafa.
A profissional se diz sem palavras por ter sido lembrada pela equipe do Grupo Utam como uma história a ser contada no mês de março, por conta do Dia Internacional da Mulher - uma data que considera importante para todas as mulheres. Márcia deixa uma reflexão para suas colegas de trabalho, familiares e amigas: a mulher de sucesso é aquela que nunca desiste dos seus sonhos e sempre corre atrás de seus objetivos. “Todas nós temos sonhos e não podemos desistir deles. Temos que lutar o tempo todo para realizá-los. Minha meta é sempre buscar o sucesso para ter um futuro tranquilo e oferecer o melhor à minha família”, comenta.
Experiência pessoal
Paralelo à vida profissional, Márcia Aparecida de Souza optou por ser mãe autoindependente, segundo ela, o grande desafio na sua vida. “Cheguei a me casar, mas me separei. Tenho dois filhos e criá-los sozinha foi uma batalha. Olhando para trás, posso dizer que consegui vencer, mesmo contando apenas comigo para guiá-los.
No que se refere à vida financeira, ela também é autossuficiente e comemora que conseguiu comprar seu apartamento e sua moto (seu meio transporte) – bens que lhe trazem segurança e conforto. Conquistas que vieram do seu trabalho diário e do empenho em sempre fazer alguma atividade extra para complementar sua renda. Ela também trabalha em um pesqueiro aos domingos, faz cabelos, escova progressiva e outros “bicos” extras para dar conta do recado.
Agora comemora feliz que seu filho mais velho segue seus passos: “ele já tem um apartamento próprio, carro e moto”, enfatiza com emoção e revivendo cada detalhe de sua vida: uma história de muita luta, transferida para os filhos. Márcia tem a convicção de que ensinou o melhor caminho a eles.
Publicado em: 29/03/2022 por Café UTAM S.A.