27 de setembro de 2012
O produto café além de sabor, requinte, bom gosto remete a questões culturais, tais como apresentações musicais, literatura, teatro e cinema. É comum encontrar em agendas de diversas localidades eventos como cafés culturais. Em Ribeirão Preto, além dos tradicionais cafés filosóficos que a Feira Nacional do Livro promove anualmente há encontros desta natureza em outros espaços. A cidade, que é um cenário bastante musical e já lançou talentos como compositores, músicos e intérpretes, tem um quarteto instrumental de nome atrativo que remete à bebida: o Pó de Café.
O quarteto é formado pelos músicos Bruno Barbosa (contrabaixo), Marcelo Toledo (saxofone), Leandro Cunha (piano) e Duda Lazarini (bateria).
O nome do grupo foi escolhido pelo baterista Duda Lazarini, justamente pelo fato da cidade ter o café em sua história econômica e cultural. A cidade praticamente nasceu a partir da cafeicultura há 156 anos, mas apesar de não ter mais as grandes plantações do passado, ainda hoje traz o aroma de café torrado e moído logo em sua entrada, com a fábrica da Utam. “Escolhemos esse nome por conta de sua sonoridade e pelo fato de Ribeirão Preto ter já sido a capital do café”, conta o músico.
Além da boa música, o café é uma das paixões dos integrantes do quarteto e está sempre presente em ensaios e encontros do grupo - que já tem história na cidade e região e está na estrada desde 2008.
“O Pó de Café tem como base musical o jazz, mas não só interpreta músicas americanas, como brasileiras, cubanas, entre outras”, explica Lazarini.
Segundo o contrabaixista Bruno Barbosa, cada músico do quarteto tem suas influências pessoais, tanto no jazz como na música brasileira, mas o grupo assume ser influenciado pelo jazz americano dos anos 50 e 60, por ícones como Miles Davis, Art Blakey, John Coltrane, Thelonious Monk e compositores brasileiros como Tom Jobim, Edu Lobo e Johnny Alf.
Atualmente, o quarteto tem um repertório bastante variado com músicas autorais e outras de grandes compositores. O grupo faz apresentações em espaços culturais e outras em eventos corporativos, casamentos e festividades. No próximo ano, o Pó de Café lançará um cd inteiramente autoral. “Fomos contemplados pelo PIC (Programa de Incentivo à Cultura - da Secretaria de Cultura de Ribeirão) para gravação de disco inédito”, revela Barbosa. O lançamento está previsto para março de 2013.
Próximas atividades do quarteto
Nesta quinta-feira (27), o Pó de Café participa da Oficina “Introduzindo o Jazz”. O grupo fará uma abordagem histórica da estrutura do jazz, ritmo, melodia, harmonia e improviso. A atividade é uma promoção da Cia Minaz e da Oficina Cândido Portinari e será oferecida das 18h30 às 21h30, no Teatro Minaz (Rua Carlos Chagas, 273, no Jardim Paulista. Mais informações pelo telefone (16) 3625 6161.
Através de exemplos práticos, serão demonstradas as funções individuais do piano, contrabaixo, bateria e saxofone e de que maneira eles dialogam entre si.
Na sexta-feira, 5 de outubro, à noite, o quarteto se apresenta no Espaço Cultural A Coisa, que fica na Rua Amador Bueno, 1300, em Ribeirão Preto / Tel (16) 3877-7211. O Pó de Café se apresenta quinzenalmente no espaço.
Verbo Nostro Comunicação Planejada
Publicado em: 27/09/2012 por Café UTAM S.A.