Neste 7 de abril, celebramos o Dia Mundial da Saúde, data que nos convida a refletir sobre escolhas e hábitos que impactam diretamente nosso bem-estar físico e mental. Nesse cenário, uma bebida amplamente presente na vida dos brasileiros - e de milhões de pessoas ao redor do mundo - merece destaque especial: o café.
Muito mais do que aroma envolvente e sabor marcante, aquela boa xícara de café tem sido alvo de inúmeras pesquisas científicas que apontam benefícios reais para a saúde quando consumido com moderação. De melhorias cognitivas à prevenção de doenças crônicas, o cafezinho de todo dia pode ser um grande aliado da qualidade de vida.
Mais longevidade
Uma análise feita pela Universidade de Coimbra, em Portugal, revisou 85 estudos internacionais e sugere que o consumo regular e moderado de café, combinado a outros cuidados com a saúde, pode acrescentar quase dois anos à expectativa de vida e ainda contribuir para um envelhecimento mais saudável - com menor incidência de doenças cardiovasculares, respiratórias, neurodegenerativas e metabólicas. Os resultados da pesquisa foram publicados em dezembro de 2024, pela Ageing Research Reviews.
Estudos publicados no New England Journal of Medicine em 2019 também associam o consumo moderado à redução de riscos de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, certos tipos de câncer e até doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.
Coração, cérebro e metabolismo protegidos
Outras pesquisas, como a publicada em setembro de 2022 na revista European Journal of Preventive Cardiology, mostram que o hábito de tomar duas a três xícaras de café por dia está associado à redução de doenças cardiovasculares e menor risco de morte por qualquer causa.
No cérebro, a cafeína age como um estimulante natural que melhora o foco, o humor e a memória, além de estar relacionada à redução no risco de demência e depressão. Segundo o periódico Nature Neuroscience (2014), ela contribui inclusive para a consolidação da memória de longo prazo.
Além disso, o café está associado a melhorias no metabolismo e na saúde intestinal, com efeitos positivos na composição da microbiota do cólon e na digestão.
Mais energia para o corpo
Para quem gosta de treinar, tomar café antes do exercício pode aumentar a queima de gordura e a performance atlética. Um estudo publicado em 2021 pelo Journal of the International Society of Sports Nutrition comprovou que a cafeína aumenta a taxa de oxidação de gordura durante atividades físicas.
Outras pesquisas reforçam que a ingestão de cafeína antes do treino pode elevar o desempenho em até 12%, aumentando os níveis de adrenalina e tornando o corpo mais preparado para o esforço físico.
Efeitos anti-inflamatórios e protetores
Além da cafeína, o café é rico em antioxidantes como o ácido clorogênico e compostos fenólicos. Essas substâncias combatem os radicais livres, reduzem inflamações e protegem as células contra danos, inclusive os relacionados ao envelhecimento e ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Diversos estudos, incluindo um publicado em 2016 pela American Cancer Society, apontam uma redução de até 40% no risco de tumores de fígado e de 15% no câncer colorretal, além de benefícios para o sistema respiratório, com menor prevalência de sintomas de asma e melhora na função pulmonar.
Moderação é o segredo
Todos esses benefícios apontados pela ciência se tornam mais evidentes com um consumo moderado e regular, geralmente entre 2 e 5 xícaras por dia. Exageros podem causar efeitos adversos, especialmente em pessoas mais sensíveis à cafeína.
Além disso, é importante lembrar que cada organismo responde de forma diferente ao café, e fatores como genética, estilo de vida e hábitos alimentares influenciam esses efeitos.
Momento de celebrar
Agora que você já sabe os pontos positivos do consumo de café para o seu bem-estar, que tal presentear sua saúde com um bom cafezinho e celebrar não só o prazer de saborear a bebida, mas também todos os benefícios que ela pode oferecer ao seu corpo e mente? Afinal, cuidar de nossa qualidade de vida também pode ter aquele gostinho de café passado na hora!
Publicado em: 07/04/2025 por Café UTAM S.A.