Em busca de aprimorar o desempenho esportivo, muitos atletas, sejam profissionais ou amadores, recorrem a suplementos e alimentos como estimulantes. O que muitos não sabem é que o café pode ser um importante aliado na hora do treino. O educador físico e técnico do time de handebol de Ribeirão Preto, Miguel Jabur, traz dicas importantes para o consumo de café atrelado à alta performance esportiva.
Segundo ele, o café, comparado a outros suplementos e estimulantes para a prática esportiva, pode ser definido como o mais acessível pelo público. Além de ser uma fonte comum de energia, sendo mais consumido antes dos exercícios, para melhorar o estado de alerta e a concentração necessária para as atividades esportivas. O técnico usa o exemplo de um dos atletas que ele acompanha, que aos 42 anos, toma dois copos de café antes dos jogos e treinos. “Ele faz isso há 30 anos e, quando porventura não tem o café disponível, é notória a alteração de humor e, consequentemente, a falta de concentração, o que afeta diretamente seu rendimento”, relata Miguel.
O educador físico ainda lembra que essa prática é comum, desde o amador até o profissional, mas alerta: não deve haver exagero. A quantidade de cafeína por dia tem muitas variáveis. Uma quantia ajustada é entre 3mg e 4mg por quilo corporal, cerca de dois copos de café. Isso ajuda a atingir os objetivos da maioria dos atletas, em qualquer categoria”, explica.
Além dos benefícios listados, o café também ajuda na recuperação muscular após a corrida, uma vez que a bebida promove o transporte de glicose dos carboidratos que se come ou bebe após o exercício. Também é benéfico na circulação, o que resulta em menos dores musculares que o atleta possa ter durante a caminhada.
Bora tomar um cafezinho antes do treino?!
Publicado em: 23/01/2024 por Café UTAM S.A.