Neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, é importante lembrar dos hábitos que podem nos ajudar a ter uma vida mais saudável e equilibrada. E uma dessas práticas pode ser o consumo de café! Isso mesmo, o café pode trazer diversos benefícios para o nosso corpo e a nossa mente. Confira:
1. Um dos principais efeitos positivos do café é a melhora da capacidade cognitiva, ou seja, ele ajuda a manter a mente alerta e concentrada. A bebida também pode auxiliar na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
2. Além de manter a mente alerta e melhorar o desempenho físico, estudos mostram que o café pode até prevenir doenças como diabetes tipo 2, doenças do fígado e até mesmo alguns tipos de câncer. O segredo está nos antioxidantes presentes no café, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e pelo surgimento de problemas de saúde como enfraquecimento do sistema imunológico, artrites, arteriosclerose, catarata, entre outros.
3. Outro benefício associado ao consumo de café é a proteção contra algumas doenças cardiovasculares. Pesquisas indicam que quem toma ao menos uma xícara de café por dia pode ter menor risco de incidência de problemas como hipertensão arterial e AVC.
4. E ainda tem mais: o café também pode ser um aliado no emagrecimento. Isso porque ele acelera o metabolismo e estimula a queima de gorduras pelo corpo. Claro que isso não significa que você deva exagerar no consumo da bebida, especialmente adoçada, ou utilizá-la como única estratégia para perder peso.
Se você ainda não incluiu o café em sua rotina de alimentação, procure experimentar, de início, na primeira refeição do dia, logo ao acordar. "Funciona como uma espécie de teste, pois cada pessoa tem um metabolismo diferente e a relação com a cafeína também será variável para cada um. Se você perceber que tomar café tira o sono, então não deverá tomar uma segunda dose à tarde. Agora, se não tiver problemas em relação ao sono, pode tomar um cafezinho cerca de 30 minutos ou uma hora após o almoço, garantindo uma melhor absorção dos nutrientes ingeridos na refeição principal", explica a nutricionista Ana Paula Tonissi
E quando se fala em café, não precisa ser necessariamente aquela boa e velha xícara quentinha. "O sabor do café é muito especial e dá um toque único em outros preparos, como na versão gelada, no cappuccino, em bolos ou frapês, aproveitando assim o sabor e os benefícios do café de um jeito diferente", sugere a nutricionista.
Já para aqueles que são apaixonados pelo café e exageram em doses fartas da bebida ao longo do dia, Ana Paula também tem uma dica importante: "Nesses casos, o ideal é intercalar o consumo, ou seja, uma dose da bebida normal, outra dose do café descafeinado, para manter o hábito que lhe dá prazer", aconselha. "Um consumo de três xícaras ao dia é considerado o ideal e mais equilibrado dentro de uma dieta saudável. Sem açúcar ou numa quantidade reduzida do adoçante, claro", completa a nutricionista, ela própria, uma “grande apreciadora de café!”
Agora que você já sabe alguns dos benefícios para a saúde e a melhor maneira de consumir o café, aproveite o Dia Mundial da Saúde para regular a quantidade que anda bebendo ou para adicionar mais esse item à sua lista de hábitos saudáveis. E saboreie um cafezinho agora mesmo!
Publicado em: 07/04/2023 por Café UTAM S.A.