O Café Utam Gourmet do Grupo Utam foi o sabor presente na noite de inauguração da Sala Clara Cauchick, no dia 12 de julho, no Shopping Santa Úrsula de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O evento reuniu artistas, produtores e gestores culturais, escritores, autoridades locais - entre convidados para a inauguração do novo espaço cultural da cidade, resultante de uma parceira da Secretaria da Cultura e Turismo com o grupo Multiplan, através do Shopping Santa Úrsula.
Durante o evento, o prefeito Duarte Nogueira afirmou que Ribeirão Preto está expandindo as possibilidades de espaços públicos e gratuitos de cultura. “Temos aqui mais um espaço de caráter cultural, em parceria com a Multiplan, para oferecer à população diversas vertentes e expressões culturais, materializadas em atividades gratuitas, contemplando assim, uma cidade mais democrática, plural e diversa”, revelou.
O Espaço Cultural recebeu o nome de Clara Cauchick, artista plástica, natural de Uberlândia, mas que atualmente vive e trabalha em Ribeirão Preto. A artista iniciou sua carreira artística em 1983 e participou de mais de 90 salões de arte, entre eles a Semana de Portinari, sendo premiada com ouro, prata e menções honrosas, além de participar de coletivas de arte na Europa, Suíça e Espanha. Familiares e amigos da artista celebraram a homenagem ao lado dela no local.
Secretária Adjunta, Gislaine de Oliveira; Secretário da Cultura Pedro Leão e o barista Luiz Felipe
“Pensamos em uma agenda formativa para este espaço, amarrada na transversalidade que as funções educativas da cultura proporcionam, aliado ao ambiente multicultural que o Shopping oferece”, explicou na ocasião, o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão.
A “Sala Clara Cauchick” será ocupada por diversas atividades culturais, como modalidades de danças, exposições, oficinas, palestras, bate-papo, atividades artísticas, entre outras. Para sua ocupação, será elaborado um calendário anual das atividades.
“Este espaço voltado à cultura faz parte do planejamento de nossa gestão, que pensa para além do prédio do shopping, se envolve com seu entorno e vai ao encontro das propostas de revitalização do Centro”, ressaltou Cleiton Marinsech, superintendente do Shopping Santa Úrsula.
A gerente de marketing do Grupo Utam, Fabiana Aprile De Freitas Silveira, diz que a marca Utam valoriza ações de cunho cultural e apoia a iniciativa neste início de funcionamento do espaço. “Assim como o café Utam é uma marca tradicional em Ribeirão Preto e toda sua região, a cidade sempre foi conhecida como capital da cultura. Estar presente nesta fase de apresentação da Sala Clara Cauchik à cidade muito nos orgulha”, destaca.
Publicado em: 17/07/2023 por Café UTAM S.A.