Evento será realizado no Centro Cultural Palace, de 20 de setembro a 5 de outubro e oferece diversas atividades que interligam questões de meio ambiente à cultura e à educação. Toda a programação é voltada à conscientização ambiental da população
Para marcar as ações em torno do Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, o Projeto “Como Árvores” realiza no Centro Cultural Palace – cartão postal de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, uma programação que reúne exposição de arte, concurso fotográfico, visitas mediadas, oficinas, palestras e outras atividades. A abertura é no dia 20 (sexta-feira), a partir das 8h15 com presença da terapeuta ocupacional, Luana Vitória que ministrará a oficina “Pintando a Natureza”. A partir das 13h, o público poderá fazer massagens relaxantes e automassagens acompanhadas de sons e cheiros da natureza. A agenda segue até 5 de outubro. Todas atividades são abertas e gratuitas ao público.
No sábado (21), a programação tem início às 9h com as aberturas da Exposição Coletiva de Artes Plásticas e do III Concurso de Fotografias. Em seguida, a manhã cultural promove a Oficina de Pintura com café ministrada por Lilo - atividade em parceria com o Grupo Utam que fará no local degustação de suas linhas de cápsulas compatíveis com Dolce Gusto Utam Multi, além de contação de histórias do Instituto do Livro e apresentação musical. No período da tarde, o projeto prevê o plantio de mudas no Parque Maurílio Biagi, a partir das 16h e apresentação musical com Teus Araújo no vibrafone, jogos e brincadeiras para as crianças e jovens, além de uma oficina de desenho com Urban Sketchers.
Segundo a idealizadora do projeto, Luciana Consentino, o evento é uma união entre a cultura, educação e meio-ambiente. “Tudo que vamos abordar está voltado para o lado educativo, envolvendo várias formas de se aprender por meio da cultura. Além disso, escolas da cidade vão participar das visitas guiadas”, explica.
Luciana diz que o objetivo do evento é chamar a atenção para crise climática vivida por grande parte do Brasil, cerca de 60% do território brasileiro que conviveu com as queimadas na Amazônia e o Pantanal e em outras localidades, com a oportunidade de debater e conscientizar a população de Ribeirão Preto. “É um tema urgente. Marcamos esse evento em fevereiro, nem sonhava que essas queimadas aconteceriam. Por isso, é o melhor momento para engajar a população para alguma mudança, para cuidarmos melhor do meio-ambiente, principalmente agora que sentimos os efeitos”, comenta
Durante a programação haverá um momento de reflexão sobre a situação vivida por Ribeirão Preto e região durante as queimadas. “Será uma troca de experiências. A ideia não é só acolher, mas de trazer pontos como o que cada um pode fazer - na sua casa, no bairro, melhorando a situação das águas em Ribeirão. Queremos ser o mais prático e o menos teórico possível”, completa Luciana.
Parceria com a Utam
Patrocinador do evento, o Grupo Utam marcará presença na manhã deste sábado (21), a partir das 9h, no Centro Cultural Palace. No local será realizada uma degustação de produtos da marca e apresentação da nova linha Utam Multi, própria para a máquina Dolce Gusto. O nome Utam Multi deriva da diversidade de bebidas que essa linha prevê. Inicialmente ela traz sete blends: Matinal – Café Torrado e Moído (torra média, 100% arábica e intensidade 5); Espresso (torra média, 100% arábica e intensidade 7); Intenso – Café Torrado e Moído (torra escura, predominantemente arábica e intensidade 9); Cappuccino; Café com Leite; Achocolatado e Chá de Limão. As sete versões são encontradas nos pontos de venda e no e-commerce da empresa em cartuchos com 10 unidades cada.
Fabiana Silveira, gerente de marketing da Café Utam, explica que projetos como esse são importantes e vão ao encontro dos pilares essenciais da empresa: o meio-ambiente e a sustentabilidade. “Ao longo dos anos, nos aproximamos de projetos em prol do meio-ambiente, seja fazendo reuso da borra de café nos plantios do projeto Arborescer ou conscientizando sobre as reciclagens de embalagens e cápsulas e ainda participando de projetos sustentáveis, como a parceria da Recoffee, que transforma a borra de café em produtos como bandejas, vasos e biojóias”, explica a gerente.
Para Luciana Consetino, a parceria com a Utam veio em boa hora. “Precisamos de muito apoio. Com mais parcerias conseguiremos alcançar muito mais escolas. Essa é uma forma de compartilharmos o gosto pela cultura e pelo meio-ambiente”, completa.
Serviço
O que: Projeto Como Árvores
Data: 20 de setembro a 5 de outubro
Participação: Gratuita e aberta ao público
Programação completa: no Instagram @comoarvores - https://www.instagram.com/comoarvores/
Publicado em: 20/09/2024 por Café UTAM S.A.