Depois de perder o irmão e de vivenciar um processo penal difícil para a sua família, ela resolveu cursar Direito para aprender a desvendar os caminhos da Justiça e suas leis. Hoje, multiplica seu conhecimento jurídico a quem precisa. Nas suas horas vagas, a analista de crédito do Grupo Utam, Maria Aparecida Rodrigues Camargo, presta suporte jurídico gratuito a pessoas que necessitam mas não podem contar com um advogado. A colaboradora, que trabalha na empresa desde 1999, tem 51 anos, muita história para compartilhar e se sente realizada profissionalmente e garante: a experiência voluntária a preenche. “Tenho muito gosto em poder ajudar a pessoas que não têm condições”.
Maria é responsável pela contabilização do sistema da unidade de Piumhi, negociação de crédito com clientes e análise de crédito. Ela acumulou bagagem em outras áreas até conquistar este cargo atual e conta que amadureceu bastante com a evolução da carreira. “Grande parte de minha vida eu passei aqui dentro: casei, tive meu filho e hoje ele também trabalha na Utam, empresa que sempre foi uma porta aberta para mim e permitiu que eu adquirisse muito do que tenho, principalmente o conhecimento e a experiência”, revela.
No que se refere às conquistas femininas no mercado de trabalho e no campo dos direitos, a colaboradora analisa que, por mais que o mercado esteja aberto para as mulheres, ainda existe um preconceito em relação ao reconhecimento salarial e à competência feminina em muitos cenários. “Em alguns setores, as mulheres ganham menos que os homens, mesmo fazendo a mesma função. Isso precisa acabar, pois as mulheres são muito eficientes”, destaca.
Na ótica de Maria, uma mulher de sucesso é determinada e não tem medo de desafios. Ela ainda lista algumas características que enxerga nas mulheres que despontam: são livres, independentemente de serem casadas ou solteiras; não se permitem a passar por situações humilhantes; e encaram de frente as oportunidades que aparecem. “Apesar de tantos problemas que a mulher enfrenta na nossa sociedade, ela coloca um salto, passa seu batom, vai para o trabalho e vida que segue”, conclui.
Publicado em: 30/03/2022 por Café UTAM S.A.