Exemplos de mulheres que, mesmo com desafios são protagonistas de suas histórias, é o que o portal Utam resgata neste mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Brenda Silva de Oliveira Mendes é uma delas. Aos 17 anos, ela saiu do Nordeste e veio para o interior do Estado de São Paulo para finalizar uma importante etapa da sua vida: cursar a última série do ensino médio. Na bagagem, trouxe dose extra de coragem.
A conclusão desta fase dos estudos deu início a uma nova jornada, com um novo significado à sua vida: a experiência profissional. Já fixada em Ribeirão Preto, ela começou a trabalhar no Grupo Utam - assim que concluiu sua formação de estudante. Inicialmente, trabalhou como jovem aprendiz na empresa. Um ano após, foi efetivada e assumiu o lugar de sua antiga instrutora.
Já em pouco tempo, Brenda teve a oportunidade de aprender mais sobre seu novo cargo e, através de pesquisas, com ajuda de colegas e de muita dedicação ao trabalho, foi se estruturando para o exercício profissional, apesar da pouca idade. “Eu entrei aqui crua, porém com muita vontade de aprender. Foi do zero, mas tive um grande aprendizado”, diz ela. Atualmente, tem 22 anos, trabalha no setor de assessoria para os sócios do Grupo Utam e já está na empresa há quatro anos.
A jovem profissional expressa que possui muita gratidão por tudo o que a Utam lhe proporcionou: “eu sou muito grata à empresa e eu não seria o que eu sou hoje se não fosse pelas oportunidades que tive aqui. E por conta disso, eu mudei bastante”.
Brenda ressalta que a experiência profissional trouxe mais conquistas, como conseguir se matricular e cursar Ciências Contáveis, no Centro Universitário Moura Lacerda, onde estuda atualmente. Fora da vida profissional e dos estudos, ela reúne outras paixões: entre eles a leitura. “Adoro ler”, finaliza.
Sucesso e felicidade andam juntos
“Uma vez eu li uma mensagem que dizia: “sucesso e felicidade acontecem juntos quando você faz no seu trabalho, no seu tempo, alguma coisa que gosta”, comenta Brenda. Para ela, é assim que se define o sucesso de uma mulher no mercado de trabalho: “alguém que trabalha e ocupa seu tempo com aquilo que gosta e é reconhecida por isso, independentemente das adversidades”.
Publicado em: 08/03/2022 por Café UTAM S.A.