Desde 1992, Valéria Cristina Rodrigues Witkouskas faz parte da família Utam, como ela mesma diz. A história desta profissional fecha o Especial Mulheres do Grupo Utam neste mês de março e por um motivo especial: está há 30 anos na empresa, onde trilha uma trajetória marcada por várias experiências e evolução. Conheça um pouco da vivência da nossa assistente de diretoria.
Valéria tem 53 anos, é formada Ciências Contábeis e conta que, mesmo antes de entrar na empresa, já sentia que fazia parte da companhia, pois seguiu passos familiares. “Meu pai trabalhou por mais de 40 anos na Utam e, hoje, com 83 anos, ele ainda sente muita falta do trabalho”, comenta.
Nestas três décadas, a colaboradora já ocupou cargos em vários setores. Foram 17 anos na Contabilidade, seis anos no Financeiro e, desde 2015, atua na função de assistente de Diretoria. “Passei mais tempo da minha vida aqui na empresa do que fora dela. Tenho amigos aqui que considero verdadeiramente como meus irmãos. Amo trabalhar na Utam e conviver com as pessoas que me cercam”, afirma.
Paralela à sua rotina ligada à equipe diretiva da empresa, ela administra a vida pessoal. Casada e com uma filha, encontra tempo e dedicação - tanto para o trabalho, quanto para sua família e revela ter um aliado para relaxar depois da jornada de trabalho. Como é apaixonada por bordar, usa este hobby para preencher o tempo. É nas mesclas de cores das linhas, que ela vai desenhando os tecidos, o que para ela tem um significado poderoso. E recomenda essa veia artística para toda mulher que tem uma dupla jornada - em casa e na empresa. “O bordado me deixa mais leve e calma”, expressa.
Para Valéria, as mulheres mais responsáveis, são dedicadas e atenciosas com as pessoas e, como ela, gostam do trabalho bem feito. Essa busca pelo qualidade e excelência que definem sua conduta na empresa, rendeu, segundo ela uma fama: a de ser brava, mas ela garante que nunca teve problemas por ser mulher no ambiente de trabalho. “Todos me tratam com muito respeito”.
Valéria Cristina Rodrigues Witkouskas avalia que o maior desafio da mulher hoje em dia é saber conciliar a vida profissional e a pessoal e ter amor pelo que se faz – ingrediente que considera essencial para o público feminino obter conquistas e êxitos. Ela também deixa um recado para este mês de março dedicado às mulheres: “uma mulher de sucesso é aquela que faz as coisas por amor, tanto na profissão quanto na vida pessoal. Você amar tudo o que faz e saber olhar o lado bom das coisas, isso sim é sucesso para mim”.
Publicado em: 31/03/2022 por Café UTAM S.A.