Há 47 anos no mercado, a UTAM nasceu da fusão de 26 indústrias de torrefação de café da Alta Mogiana. Elas uniram-se para formar uma nova empresa chamada União dos Torrefadores da Alta Mogiana, lançando uma única marca: Café UTAM.
Em 1985, um grupo mineiro comprou a totalidade das ações. A partir deste momento, o que já era uma potência regional tornou-se ainda maior, expandindo seus negócios para todo interior do Estado de São Paulo e Minas Gerais. Hoje, a matriz está localizada em Ribeirão Preto e a filial em Piumhi (MG), além de centrais de vendas nas capitais minera e paulista.
No decorrer desses anos, a empresa adquiriu solidez na região sudeste e atualmente tem uma capacidade produtiva de 800 toneladas/mês. O resultado desta performance é a presença em mais de 400 cidades e uma carteira com cerca de 9.500 clientes ativos. Além disso, por meio de sua loja virtual, consegue atender a pedidos de qualquer localidade do País.
Em entrevista ao programa Pra Frente Sempre da TV IG, a diretora executiva da UTAM, Ana Carolina Soares, evidenciou que o Grupo vive o auge de sua maturidade no mercado nacional. “Por conta de uma história de sucesso, sempre tivemos como objetivo o caminho da liderança. Hoje, somos uma das companhias de maior know how no segmento café e vamos fazer um forte investimento para ampliar nossa participação na capital paulista e em Minas Gerais”, reforçou a diretora.
Pronta para expandir
Atualmente, a companhia trabalha com nove marcas de cafés torrados e moídos, duas marcas de cafés em grãos torrados, solúvel, duas versões de cappuccinos, filtro para coar café, saches personalizados e produtos destinados a Food Service, além da linha Utam Uno, que conta com máquina para cápsulas de monodoses de café.
O foco, agora, é investir no segmento de Food Service, produzindo café gourmet para restaurantes, padarias, cafeterias, entre outros estabelecimentos. Para isso, a UTAM modernizou a estrutura de sua planta de Minas Gerais, que vai abastecer, principalmente, a capital paulista.
Segundo Ana Carolina, a fábrica da cidade de Piumhi será ampliada e o café gourmet industrializado separadamente, sem nenhum contato com outro tipo de café, o que tornará a linha ainda mais diferenciada e especial. Com a nova estrutura, a unidade aumentará a produção do gourmet e poderá abastecer a região e todo o Estado de São Paulo.
“O consumo de café gourmet é uma tendência mundial e o Brasil tem acompanhado essa tendência. Enquanto nos últimos três anos o consumo do café tradicional tem se mantido estável, o café gourmet cresce cerca de 15% ao ano. Se o aumento do consumo continuar nesse ritmo, em 2019, triplicaremos a ingestão desse produto”, informou a diretora durante o programa.
Pioneirismo
A UTAM foi a primeira empresa a produzir cápsulas de café compatíveis com a máquina líder e a levá-las para o varejo. “Com isso, tornamos mais acessível o consumido de um café diferenciado na casa dos brasileiros. Apesar da máquina de café ser hoje um item presente na maioria das listas de casamento, ainda estamos muito atrás dos europeus. Hoje, menos de 5% dos brasileiros consumem cápsulas de café, enquanto na Europa o consumo chega a 50%”, ressaltou a diretora na entrevista ao Pra Frente Sempre.
Ana Carolina destacou ainda que o paladar do brasileiro está cada vez mais exigente, o que tem valorizado a linha. “O consumidor tem hoje prestigiado o café gourmet, tanto pelo sabor como pelo prazer de se reunir com amigos e familiares em casa ou em ambientes comerciais para degustar um café realmente diferenciado”.
Fonte:
http://prafrentesempre.ig.com.br/noticias-empreendedorismo/2016-11-24/cafe-utam.html
Publicado em: 01/12/2016 por Café UTAM S.A.