Está chegando a Páscoa! Tempo de reunir a família, escolher receitas saborosas para levar à mesa e claro: o tradicional chocolate ganha a cena – tanto para o cardápio como para presentear quem você ama. Para aproveitar os diferentes sabores e delícias desta fase do ano, a equipe de redação do Portal Utam preparou uma seleção de dicas de harmonização - técnica muito usual para quem aprecia bebidas como vinhos, cerveja e café.
Essa arte de combinar alimentos com bebidas tem uma mágica - equilibra os sabores por proximidade ou contraste. Com isso, é possível potencializar características dos alimentos e transformar uma simples refeição ou degustação em uma experiência inusitada. Puro desfrute!
No caso da dupla café e chocolate, é possível experimentar algumas variações que são capazes de aprimorar o paladar. O barista do Grupo Utam, Luiz Felipe da Câmara destaca que a harmonização é definida de acordo com os tipos de chocolate e café usados. “É preciso verificar antes algumas informações da composição destes dois produtos. Por exemplo, se o café é mais encorpado ou mais suave, vale checar o teor de gordura (manteiga de cacau) e açúcar de cada chocolate. Saber essas características é o primeiro passo para se estabelecer uma boa harmonização”, comenta.
O barista mostra como fazer experiências simples de harmonização. Que saber como? Quem curte um chocolate mais doce e com menor intensidade de cacau deve consumi-lo junto com um café leve. Já a bebida mais forte se equilibra melhor com o chocolate mais intenso, com maior teor de cacau, o meio amargo ou amargo. “Também podemos estabelecer oposição total, ou seja, um café suave com chocolate amargo ou um café encorpado com chocolate mais amanteigado. Mas lembre-se: um deles não pode se sobressair mais que o outro”, explica Luiz Felipe.
Aprenda mais com nosso barista e fique craque em harmonização desta dupla invencível:
Chocolate amargo (75% cacau) – Essa opção, normalmente, contém mais açúcar do que o extra amargo, mas possui ótimas quantidades de cacau e se beneficia de todas as suas qualidades. Pode ser harmonizado com um café mais intenso.
Sugestão: Café em cápsula Santa Alcina Intenso.
Chocolate meio amargo (50% cacau) – Uma composição diversificada, conforme a marca, mas é comum este chocolate conter bastante açúcar e manteiga de cacau. É excelente para aquelas pessoas que não apreciam o sabor forte do amargo. Essa opção casa-se perfeitamente com um café mais clássico ou extraforte.
Sugestão: Café em cápsulas Utam Uno Gourmet .
Chocolate ao leite (25% cacau) – Inclui cacau sólido, manteiga de cacau, mais de 12% de leite e açúcar. As formigas amam, já que é um dos mais doces que existem. Também combina com um café mais clássico ou extraforte. Sugestão: Café Fazenda Santa Alcina torrado e moído ou Drip Coffee Fazenda Santa Alcina.
Chocolate branco – Os componentes principais deste tipo de chocolate são o leite, manteiga de cacau e o açúcar, mas em alguns casos a manteiga pode ser substituída por gordura vegetal hidrogenada. Se você está fazendo dieta ou querendo distância de alimentos gordurosos, esse chocolate não é a pedida certa na Páscoa. Mas, se mesmo assim, ele é sua paixão, combina bem com um café descafeinado ou intenso.
Sugestão: Café em cápsula Utam Uno Descafeinado.
Publicado em: 06/04/2023 por Café UTAM S.A.