10 de outubro de 2016
O mês de outubro traz uma reflexão mundial muito importante: a necessidade da prevenção ao câncer de mama. Para contribuir com a propagação desta iniciativa, o Grupo Utam também aderiu ao movimento Outubro Rosa, popularmente conhecido e comemorado em todo o mundo. Quem acessar a fan page Café Utam vai ter acesso a informações importantes que dão alertas para as pessoas sobre como combater a doença.
A página também traz informações sobre as ações no mundo sobre o Outubro Rosa, números da doença, bem como informações relevantes sobre a mamografia, formas de prevenção, a necessidade e importância do auto exame, entre outras.
“A intenção é oferecer ao nosso público informações que despertem o interesse das pessoas e principalmente das mulheres para o risco desta doença grave, mostrando com posts nas redes sociais ao longo do mês, que também é possível combater a doença com informação”, destaca a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho. Para a diretora, as empresas e instituições também têm a responsabilidade de alertar sobre a doença e ampliar o discurso do movimento Outubro Rosa - internamente com suas colaboradoras e externamente com o público consumidor e a sociedade como um todo.
Um pouco de história
O nome Outubro Rosa remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e outros espaços surgiu posteriormente, aumentando a divulgação e popularidade do movimento.
Fonte: www.outubrorosa.org.br / Adaptado por Portal Grupo Utam
Publicado em: 10/10/2016 por Café UTAM S.A.