Um dos pontos turísticos mais desejados por brasileiros e estrangeiros, Fernando de Noronha - será sede da corrida 21K Noronha 2023. A empresa de Ribeirão Preto, 220 Volts Gestão Esportiva, que organiza atletas amadores e profissionais para provas nacionais e internacionais, levará um grupo de corredoras para o evento.
A 220 Volts foi criada em 2019 e busca propiciar entretenimento, qualidade de vida e diversão às mulheres envolvidas, como define a proprietária Marina Kocourek Rodriguez. Em quatro anos de atuação, o grupo já promoveu mais de 10 corridas, entre elas, a de Nova York (2019) e a de Paris Versailles (2022).
Para iniciar a contagem regressiva, a 220 Volts promoveu um encontro, no dia 9 de novembro, no espaço do Sierra Móveis Grupo Robusti, com as 34 mulheres participantes da prova. Na ocasião, houve degustação de drinks feitos à base de cafés da linha Utam, servidos por baristas da indústria. “O café é um excelente produto esportivo que traz energia ao atleta ”, diz Marina.
Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora da Utam, diz que associar o café a práticas esportivas e que estimulam saúde e qualidade de vida, sempre foi uma intenção do Grupo Utam. “Também já apoiamos outros eventos esportivos ao longo de nossos mais de 54 anos de atuação e estamos atentos às pesquisas científicas, que apontam o café como um alimento potencialmente energético, saudável e até preventivo de doenças”, comenta.
Segundo dados da International Society Of Sports Nutrition (ISSN) há uma relação direta entre a ingestão da cafeína e seus efeitos na prática do atleta. A instituição mostra que, quando a cafeína é consumida, é rapidamente absorvida pelo intestino e distribuída pelo sangue, o que resulta na concentração após o consumo oral entre 30 minutos e duas horas.
Pesquisas científicas também comprovam que a cafeína altera o desempenho físico através do sistema nervoso central, o que promove os efeitos positivos de alerta, foco, vigilância, motivação, atenuação da dor muscular e melhora do humor. A substância também ajuda na contração muscular através da mobilização de cálcio nos músculos e do aumento na atividade de sódio e potássio.
Na maioria dos estudos feitos pela ISSN, a cafeína demonstrou melhorar diversos aspectos de desempenho no exercício físico, como: resistência, força muscular, velocidade, desempenho de corridas, saltos e arremessos. O que ajuda, e muito, em alguns esportes como corridas, maratonas, futebol, basquete, vôlei, ciclismo, entre outros. “O café é um excelente pré-treino, sem precisar pagar caro por outros produtos que não vão causar o mesmo efeito. A bebida ajuda o atleta a desempenhar melhor a sua atividade”, comenta Marina.
Por outro lado, pesquisas também demonstram que os efeitos positivos no desempenho esportivo estão atrelados a doses moderadas, de 3 a 6mg por kg de massa corporal.
Trajeto paradisíaco
Durante a corrida, a ser realizada no dia 25 de novembro (sábado), a Utam também estará presente. Desta vez, estampando as camisetas das atletas que vão participar pela 220 Volts. A 21K Noronha é uma meia maratona, com opções para os corredores de 8 e 21km. O trajeto percorrido trabalha nos participantes a busca pela superação de limites em um local paradisíaco.
Localizada perto de Natal e Recife, Fernando de Noronha é um arquipélago formado em uma cadeia de montanhas vulcânicas. Considerada por viajantes e navegadores como uma das ilhas mais paradisíacas do mundo. Possui praias de águas quentes e cristalinas, com uma natureza pura e viva.
Calendário 2024
Em breve, a 220 Volts divulgará o calendário de corridas e eventos do próximo ano. Entre as novidades, como conta a proprietária da empresa, está a inserção do ciclismo como opção esportiva para as mulheres. “Estamos procurando inovar: vamos lançar o calendário com novas provas e incluiremos a bicicleta. Teremos também um passeio de bicicletas pela Itália”, conclui Marina.
Quer saber as novidades os próximos roteiros das corridas da 220 Volts? É só seguir o Instagram
Foto Fernando de Noronha - Pixabay
Publicado em: 14/11/2023 por Café UTAM S.A.