Um final de semana para reverenciar um dos produtos mais amados e presentes diariamente na mesa dos brasileiros: o café. De 7 a 9 de outubro, Ribeirão Preto sediou a 2ª edição do Festival do Café da Fábrica. Foram 16 horas de programação, 23 expositores e 2 mil visitantes. O Grupo Utam patrocinou o evento e levou sua equipe de baristas para promover degustação e apresentação de seu portfolio.
Quem passou por lá pôde provar cápsulas monodoses das linhas Utam Uno e Café Fazenda Santa Alcina, juntamente com o café em grãos Café Fazenda Santa Alcina, certificados pelos selos Rainforest e BSCA, que atestam grãos de qualidade superior e práticas sustentáveis de produção.
Para Fabiana Aprile de Freitas Silveira, gerente de marketing da indústria cafeeira, participar do festival foi uma oportunidade de dialogar com consumidores, de forma a promover interatividade e um apoio da Utam à cena cultural do evento. “Foi muito produtivo para apresentarmos nossos produtos e nossos diferenciais. Ter nossa marca associada a uma excelente programação cultural foi uma experiência maravilhosa”, destacou.
A organização do evento reuniu expositores das melhores regiões cafeeiras de São Paulo e Minas Gerais. Além disso, o Festival do Café investiu em atrativos como área de Food Truck, Mesa de Cupping, Desafio Koar, Degustação de Cafés Especiais e exibição de documentário, além de uma programação diversificada com exposição e venda de cafés especiais, palestras, workshops, desafios, atividades infantis, intervenções artísticas e apresentações musicais, como os shows das cantoras Verônica Ferriani e Luciana Mello que encantaram o público com suas presenças vibrantes no palco, contagiando a plateia.
"A segunda edição do Festival do Café alcançou nossas expectativas e ficamos muito felizes em poder proporcionar uma opção de lazer diferenciado para o público, em um espaço voltado para todas as idades. Quem gosta de apreciar cafés especiais encontrou grande variedade de marcas e bastante informação. E muitos puderam ter contato pela primeira vez com este rico universo que ganha mais adeptos a cada dia", avalia o produtor cultural da Fábrica - Instituto SEB, Elieser Pereira, que anuncia para setembro de 2023, a próxima edição do festival.
O Festival do Café da Fábrica é uma realização de A Fábrica – Instituto SEB e nesta edição contou com patrocínio oficial do Grupo Utam, patrocínio Atri Fiat e RP Jeep, e parceria oficial da Associação Alta Mogiana, Nova Brasil FM, Difusora FM e Grupo Thathi de Comunicação.
Destaques
Durante os três dias de festival, o público pôde participar de atividades de formação, com cursos, palestras e workshops. Um dos destaques foi a palestra da jornalista Paula Varejão. Apaixonada por café, ela rodou o Brasil e o mundo para provar as melhores bebidas à base do grão e entrevistar as maiores autoridades no assunto em duas temporadas do programa “Tá na Hora do Café”, do canal Globosat. Durante o festival, a palestrante mencionou o Brasil está no início da terceira onda de café e afirmou ter certeza que este mercado só vai crescer". Segundo ela, “o café é muito importante para o Brasil e o Brasil é muito importante para o café".
Neste ano, o evento promoveu o Desafio Koar Ribeirão Preto. Ao todo foram sete competidores, entre baristas e coffee lovers. Na seletiva realizada no sábado (dia 8), três competidores foram para a final do domingo e a classificação apontou Marcos Akita (1º lugar), Bruno Pettinate (2º lugar) e Celso Junqueira (3º lugar).
Os finalistas receberam troféus e koares. Por ter sido o campeão, Akita ganhou uma viagem para Belo Horizonte, para participar, em novembro, da Semana Intenacional do Café. Os juízes da grande final foram Edgard Bressani, Renata Silva, Rafaela Fernandes Silva Viola e Bruna Moreira.
O Desafio Koar Ribeirão Preto foi uma realização de A Fábrica - Instituto SEB, Koar e Associação da Alta Mogiana, com patrocínio do Grupo Utam.
Publicado em: 14/10/2022 por Café UTAM S.A.