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Consumidores Utam compram mais pela web

01 de outubro de 2015 Quando o desejo de compra envolve o produto café, os consumidores que não gostam de sair de casa na hora de escolher o melhor blend, o sabor, a marca e forma de consumo, elegem as cápsulas monodoses como preferenciais. O perfil deste público é voltado para a praticidade, a funcionalidade e a necessidade de se consumir um produto de alta qualidade do mercado gourmet. Atenta a esse novo padrão de comportamento, a Utam investiu na sua linha Utam Uno e nas ferramentas do comércio eletrônico para expandir a sua consolidação, bem como impulsionar suas vendas. A empresa já sente os efeitos da melhoria de performance da compra online e registrou um crescimento médio de 142% no primeiro semestre de 2015 na comparação com o mesmo período do ano anterior. A expectativa da alta direção da empresa é que estes números aumentem ainda mais. Previsões do mercado também sinalizam uma curva ascendente para as vendas online. De acordo com projeções feitas pela E-Bit, empresa especialista do setor, o comércio eletrônico no Brasil deve atingir até o final do ano o montante de R$ 43 bilhões em transações, com um crescimento de 20%. Já a ABComm prevê que a compra unitária via internet atinja a média de R$ 381,00 até o final do ano, o que significa uma alta de 10%. Segundo a diretora da Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, a postura competitiva que a empresa adotou para o mercado de single cup coffee também migrou para as estratégias de vendas online. A executiva explica que em toda sua trajetória de atuação, um dos traços marcantes do DNA da Utam sempre foi o pioneirismo. “Esse mesmo perfil foi atribuído à linha Utam Uno e às estratégias de vendas pela internet”. Linha Utam Uno A linha Utam Uno conta com uma série de produtos que zelam por oferecer ao mercado nacional cápsulas que destoam do conceito genérico das concorrentes encontradas nas gôndolas do país. Trata-se da primeira linha de cápsulas Premium a concorrer com a Nespresso – sua inserção no mercado brasileiro aconteceu no ano de 2013. A linha, que é compatível com as máquinas Nespresso, foi pioneira a entrar nas gôndolas do grande varejo brasileiro. “Mas não paramos por aí, logo depois lançamos nossa máquina própria Utam Uno, novos blends e de lá para cá temos conquistado respeito do nosso consumidor, que se apresenta cada vez mais seletivo”. A diretora revela que o consumidor internauta é ainda mais exigente e busca cápsulas de sabor pleno. Ela acredita que o crescimento das vendas online é um reflexo desta necessidade de consumo. A diretora observa que a linha Utam Uno também se destaca de seus concorrentes no varejo ao trazer cápsulas importadas com grãos selecionados em diversos países, para formação de blendings exclusivos de alta qualidade. “Nossas cápsulas permitem a experiência de se provar, por exemplo, um café colombiano blendado a um café angolano, como é o caso do Utam Uno Intenso, o que atrai consumidores de diversas localidades do país e até do exterior”, explica. Loja Online Em agosto deste ano, a loja virtual Utam completou dois anos de funcionamento e alcançou uma expansão total de 434% das vendas - desde sua inauguração. No espaço, o usuário pode encontrar todos os produtos oferecidos pela marca, desde os cafés moídos tradicionais, até cafeteiras, máquinas de espresso, acessórios, acompanhamentos e toda a linha Utam Uno de cápsulas monodoses e ainda encontra kits com promoções especiais. Lançada também em 2013, a linha Utam Uno é a mais procurada pelos que visitam o e-commerce da empresa. Somente neste ano, os produtos relacionados aos cafés em cápsulas monodoses foram responsáveis por aproximadamente 57,5% do total de vendas. Esse dado é para a equipe diretiva um reflexo do aumento da procura do internauta por um café de qualidade, atrelado a conceitos como praticidade, conveniência e qualidade. E mais: indica que as pessoas estão querendo consumir o melhor do café nacional, sem sair de casa. De acordo com a visão da executiva Ana Carolina Soares de Carvalho, este consumidor tem maior poder de decisão, de interatividade com a empresa e delineia melhor o seu processo de escolha, já que pesquisa muito mais antes de consolidar sua compra. Sobre o perfil deste público crescente não há dúvidas: os jovens são o que estão mais acostumados a fazer operações no ambiente online. “Esse tipo de público também se interessa mais pelos cafés em cápsulas, pois prezam pela agilidade tanto da compra quanto do feitio do café, mas sem deixar de lado o sabor do produto”, completa a diretora. Verbo Nostro Comunicação Planejada
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