Noticias
Café é aliado no combate ao câncer

Há muito tempo se discute os benefícios do café no organismo, porém, após diversas contradições e mitos desvendados, pesquisas têm demonstrado que a bebida pode ser uma boa aliada no combate a diversas doenças, principalmente o câncer. Estudos feitos no mundo todo demonstraram que o café pode prevenir até seis tipos de tumor, desde que tomado na quantidade certa.
<strong>Câncer de mama</strong>
O Estudo Europeu de Investigação Prospectiva em Câncer e Nutrição analisou durante 10 anos mais de 330 mil mulheres e identificou uma incidência menor de câncer de mama entre aquelas que bebiam café com regularidade. Porém, isso só se aplica ao autêntico café – o descafeinado não fez nenhum efeito.
<strong>Câncer de Intestino</strong>
Acompanhando cerca de 1430 pessoas, o Centro Nacional do Câncer do Japão detectou que a ingestão de café ajuda a evitar o surgimento de lesões precursoras de tumores no aparelho digestivo. Claro que não adianta tomar baldes de café, pois a propensão ao mal é mediada pelos genes e outros hábitos. O papel do café é acelerar a passagem de substancias e estimular enzimas que diminuem a atividade dos agentes perigosos.
<strong>Câncer de Próstata</strong>
Um time de cientistas chineses revisou 30 estudos populacionais e diagnosticou uma menor probabilidade de surgir o câncer de próstata em pessoas que bebem café. Ainda não foi identificado o mecanismo biológico responsável por essa função, porém, especialistas revelam que as propriedades oxidantes da bebida combate o estresse oxidativo, que levam a doenças como tumores.
<strong>Câncer de Ovários</strong>
Esse tipo de tumor é um dos mais desafiadores para a medicina, pois não se sabe ao certo como o estilo de vida interfere em seu aparecimento. Tendo como base um estudo feito com 1293 mulheres, o Centro de Pesquisa da Sociedade Dinamarquesa de Câncer concluiu que o café pode resguardar o endométrico, tecido que reveste o útero e protege contra o câncer.
<strong>Câncer de Fígado</strong>
Pesquisadores norte-americanos recrutaram mais de 160 mil pessoas de etnias diversas para um estudo e descobriram que quem tomava de duas a três xícaras de café por dia tinham um risco 38% menor de desenvolver câncer no fígado. No entanto, de nada vale a ajuda do café se a pessoa abusar do uso de álcool ou de alimentos muito calóricos.
<strong>Câncer de Boca</strong>
Já no gole o café começa a banhar o corpo com suas propriedades. Analisando dados de mais de 4 mil pessoas, epidemiologistas franceses contataram que o poder antioxidante do café ajuda a evitar o surgimento da doença. Além disso, moléculas como o ácido cafeico reduzem inflamações e estimulam o suicídio de células malignas.
Fonte: Revista Saúde é Vital - <em>Adaptado por Verbo Nostro Comunicação Planejada</em>
AnteriorCampeonato Mundial de Barista ganha documentárioPróximoUtam participa de nova exposição na DecoArtClub