Noticias

Utam apresenta linha premium no 5º Festival Santos Café

De 5 a 9 de julho, o Grupo Utam, empresa 100% brasileira,  participa, pela terceira vez, do 5º Festival Santos Café. O evento é uma alternativa turística e cultural para quem quer aproveitar o feriado prolongado no litoral paulista. Realizado na região do centro histórico da cidade, o festival promove o turismo e o café, com uma programação diversificada de música, oficinas, artesanato, gastronomia, palestras, exposições fotográficas e apresentações culturais. A 5ª edição do festival é marcada pelo recorde de 83 atrações diferentes, em ruas e 10 pontos na área mais antiga da Cidade, como:  Arcos do Valongo, Boulevard da Rua XV de Novembro, Estação do Valongo, Museu do Café, Museu Pelé e a Praça Mauá.

Além de expor sua marca e atrativos do portfolio, a indústria de café com quase 50 anos de existência, com unidades fabris em Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG), vai oferecer uma degustação completa, baseada na experiência de sabores e sensações inspiradas nas principais tendências de cafés especiais,  preparada por equipe de baristas  com os produtos: cápsulas monodoses Utam Uno, café Utam Speciale para máquina Bunn e a nova linha super premium, café Fazenda Santa Alcina, que chegou recentemente ao mercado e foi apresentada durante a Fispal Food Service, em São Paulo, de 11 a 14 de junho.

“O Café Utam Speciale, que será um dos produtos em destaque no festival, é  apontado pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), como destaque em Café Superior”, explica Eder Garcia, supervisor de Food Service do Grupo Utam.  O produto foi indicado na premiação “Melhores da Qualidade ABIC - 2018", após ter sua amostra coletada no mercado e analisada nos laboratórios credenciados pela associação.  

Produzido com grãos 100% arábica, o Café Utam Speciale é uma bebida de torra média. Trata-se de um blend diferenciado com notas marcantes e nuances de chocolate, castanhas e avelãs. O resultado é uma xícara de um café intenso, com textura amendoada, corpo marcante e de excelente qualidade. “Nossa participação no festival é muito importante, pois todos os expositores convidados são de cafés especiais”, comenta Eder Garcia.

A novidade no evento que promete agradar o paladar do público presente, é o café Fazenda Santa Alcina, em novas embalagens modernas e valvuladas para grãos gourmet 500g, latas de 250g de café torrado e moído e cápsulas de alumínio tradicional e aromatizadas naturalmente em cartuchos com 10 unidades.

Um dos atrativos desta linha premium é que o café Fazenda Santa Alcina torrado e moído inicia um processo inovador de embalagem do Grupo Utam. Com opção de 250 gramas, o novo produto é envasado em lata de atmosfera inerte, com válvula desgaseificadora e fechamento hermético. Trata-se de um nicho de produtos repensados e valorizados para atender às exigências do consumidor antenado com as principais tendências do mercado mundial de café.

O Fazenda Santa Alcina é elaborado com grãos da variedade arábica da região da Alta Mogiana, de peneiras 16 a 18, provenientes de cerejas maduras descascadas. O produto é apreciado por consumidores que usam o paladar apurado para perceber as diferentes nuances do café, conforme sua região, plantio e características próprias.  

Atrativos do Festival  

O evento oferecerá música ao vivo com bandas da região, espaço para exposição e venda de artesanato, barracas de jogos típicos (tiro ao alvo, boca do palhaço e pescaria) e parque de diversões para as crianças, além de degustação e oficinas gastronômicas, entre outras atividades. A área de alimentação contará com sete restaurantes e 15 lanchonetes, mantidos por entidades parceiras do Fundo Social de Solidariedade (FSS). Toda a renda adquirida com a venda dos lanches e refeições será revertida para as ações das instituições, que atendem milhares de pessoas em toda Cidade.

Segundo a organização do festival, a programação deste ano está cheia de novidades. Haverá produção de caricaturas infantis e de pets com o cartunista Sérgio Ribeiro Lemos (Seri), na Praça Mauá; aula de pintura e desenho em campo, com alunos da Fábrica Cultural; roteiro ‘Percursos Calixto – olhar sobre a cidade’ envolvendo o Museu do Café e a Associação Comercial, e visita à oficina dos bondes, com monitoria de guia de turismo.  

Além disso, o museu abrirá ao público sua varanda para a realização do Café com Música, espaço onde serão ainda apresentados métodos de preparo de café. Já o Arcos do Valongo (R. Comendador Neto, 3), que concentrará, a exemplo do ano passado, a degustação de cafés especiais, contará pela primeira vez com uma Praça de Alimentação, com itens diversificados.

   Abertura

A solenidade de abertura está marcada para as 18h30 do dia 5, no Museu do Café (R. XV de Novembro, 95), com apresentação da Orquestra do Instituto GPA. Ainda nesse dia, haverá visitação noturna das 18h às 21h, com retirada de ingressos até as 20h30. O roteiro poderá ser realizado ainda dias 6 e 7 até as 20h e os convites estarão disponíveis até meia hora antes do término.         

Quatro oficinas de gastronomia ocuparão o Museu do Café, uma a cargo de Mirele Pereira e Hélida Gonçalves, do Senac; outra com o chef Júnior Monteiro, do Estação Bistrô Restaurante-escola, a terceira com a barista Nina Rodrigues, e a última com a chef Renata da Cruz Duarte, do Buffet Sabor Surpresa.           

A programação infantil também tem destaque especial. Serão 21 atividades diferentes, entre elas, estão performances itinerantes diárias nas ruas com perna de pau, e a presença dos personagens Lol, Minion, Masha e o Urso, Peppa, Senhora Elástico e Senhor Incrível.   

Completam as atrações para esse público Espaço Kids, Turma do Mickey, Patrulha Canina, Toy Story, Dona Florinda, professor Girafales, Vingadores, teatro de fantoches, contação de histórias, Leia Santos e Tite Franco Infantil, além do Espaço Café com Leite e roteiro lúdico-infantil, os dois últimos no Museu do Café.

Atividades

O boulevard da Rua XV de Novembro, o palco instalado nessa via, junto à Rua do Comércio, e ainda o Arcos do Valongo concentrarão grande parte da programação musical, que também se estenderá por ruas do Centro Histórico, Estação do Valongo e Museu Pelé.   

A Casa do Rei abrigará ainda produção de caricaturas, a cargo da Caricartoon Eventos; exposição fotográfica ‘Do café ao cafezinho’, produzida pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS); apresentações musicais sempre às 15h e a oficina de estética ‘Café, tratamento de beleza’, com a farmacêutica esteta e cosmetóloga Isabel Coelho, da Bel Coelho Estética. 

Na programação do dia 9, quando termina o festival, destaque para o Pedal Retrô, passeio de bicicleta com figurinhos antigos, com saída da American Ciclo (Av. Saldanha da Gama, 198, Ponta da Praia), às 9h, rumo à Praça Mauá. O passeio tem também cunho beneficente, já que os participantes doarão, a título de inscrição, gêneros alimentícios para a Casa da Criança.

Locais e endereços do evento:
Arcos do Valongo (R. Comendador Neto, 3)
Boulevard da Rua XV de Novembro
Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 2)
Museu do Café (R. XV de Novembro, 95)
Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1)
Praça Mauá

 

Programação completa. Acesse aqui:

https://www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/festivalsantoscafe

Publicado em: 27/06/2019 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias