Noticias

Sou Fã Café e Museu Cândido Portinari: excelente combinação de café e arte

Cândido Torquato Portinari é um dos maiores artistas plásticos brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, a gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956.

Sua antiga residência em Brodowski é hoje o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. O local respira arte, pois foi onde Portinari realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou nas técnicas.

Devido às várias obras em pintura mural nas paredes da casa e em uma capela nos jardins da residência, a preservação do conjunto tornou-se imprescindível. O primeiro passo ocorreu em 9 de dezembro de 1968, quando a casa foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).  No ano seguinte, o imóvel foi desapropriado e adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo e, em 22 de janeiro de 1970, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Com esforços da família do artista, do município e do Estado, o museu foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970. O complexo é constituído por uma casa principal, e anexos construídos em sucessivas ampliações. A simplicidade típica do interior é a maior característica do museu.


Agora, os amantes de Portinari têm mais um motivo para visitar Brodowski, a Sou Fã Café, uma cafeteria de excelência com carta de café variada e um cardápio de dar água na boca, instalada dentro do posto de combustível Auto Posto 3 Jota, recentemente inaugurado.

José Carlos, proprietário do Auto Posto 3 Jota, empresário conhecido pela rede de Supermercados 3 Jota, relata que “Brodowski tornou-se, ao longo dos anos, uma cidade turística dos amantes de artes e faltava um lugar com café de qualidade para receber os visitantes. Escolhi o Café Utam Gourmet para ser o café do estabelecimento por apresentar o espresso perfeito e por respirar a história da Alta Mogiana”.

Dica do barista imperdível para a Sou Fã Café: harmonização de uma xícara de café espresso com os macarons, típicos franceses, dando preferência ao que possui toque de amêndoas, combinação perfeita com as notas de caramelo e chocolate do Café Espresso Utam Gourmet.


A cafeteria Sou Fã Café está localizada AVENIDA DOM LUIS AMARAL MOUSINHO, 341 – BRODOWSKI - SP

Fonte: museucasadeportinari.org.br/Adaptado por Portal Grupo Utam

 

 

Publicado em: 25/11/2016 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias