Noticias

Reconhecido pelo sabor, Café Utam conta com 3 novos selos de qualidade

Provar um café saboroso, na temperatura certa e com aroma que instiga aquela vontade por uma xícara da bebida. Imaginou a cena? Quem ama café sabe bem a sensação de prazer que apenas um gole é capaz de provocar. Agora, quando essa mesma dose é referenciada  por selos de qualidade, de uma marca tradicional, o coffelover  de carteirinha sabe o valor que esse café tem. O mesmo acontece com quem produz, cuida de cada processo com critério, planeja cada passo da produção e prima pela qualidade ao máximo em todas as etapas – até chegar à mesa do consumidor. Neste Dia Internacional do Café, o Grupo Utam tem uma notícia para dar: recebeu recentemente certificações reconhecidas pelo mercado - os selos UTZ, BSCA (emitido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais) e IBD – os três garantem diversas atuações e procedimentos da empresa.

Para obter os selos, a indústria que é 100% brasileira, teve que atingir critérios, como documentos e registros, exercícios de rastreabilidade do produto e de possíveis áreas de risco a fim de solucioná-las, entre outros quesitos.

Conheça mais sobre cada selo

UTZ
O item sustentabilidade foi rastreado pelo selo UTZ, oriundo de organização privada cujo principal objetivo é contribuir com a agricultura sustentável. “Essa certificação admite produtores que implementam boas práticas agrícolas e apresentam condições de trabalho em respeito às pessoas e ao planeta”, comenta Maria Letícia Martins Silva, engenheira de alimentos, responsável pelo setor de qualidade da indústria.

A profissional explica que, durante as etapas para conquistar a certificação, um auditor devidamente treinado inspeciona a propriedade, verificando documentos e registros, as atividades executadas, exercício de rastreabilidade do produto, possíveis áreas de risco, equipamentos, áreas e instalações. O processo resultou num relatório contemplando a certificação.

O certificado  possui validade de um ano e para a sua manutenção/renovação uma nova inspeção é realizada na propriedade. “A certificação é uma agregação no valor dos seus produtos e na organização da empresa, além de garantir melhor qualidade aos seus funcionários e aos clientes”, explica Maria Letícia.

BSCA
Já o selo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) busca estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização de cafés especiais. A associação realiza o reconhecimento de lotes monitorados por selos de controle de qualidade, “proporcionando também agregação de valor na comercialização do produto final”, acrescenta Maria Letícia.

IBD
Concedido pela maior certificadora da América Latina e a única brasileira capaz de certificar produtos orgânicos com certificado aceito globalmente. A organização realiza suas certificações orgânicas e afins, de Fair Trade, socioambiental e sustentabilidade, de procedimento e Demeter, referência à deusa grega da colheita. O processo varia conforme a norma desejada e conta com inspeção anual de um auditor devidamente treinado na instalação a ser certificada.

O Grupo Utam passou recentemente pelo processo de certificação do IBD com escopo em processamento de produtos de origem vegetal orgânico e biodinâmico e obteve os certificados de conformidade para a produção de cápsulas com essas características. “As certificações obtidas garantem segurança ao consumidor quanto à qualidade dos produtos e permitem que a Utam atenda mercados diferenciados e crescentes”, acrescenta a diretora da empresa, Ana Carolina Soares de Carvalho.

Acompanhe nossos conteúdos na internet:

www.grupoutam.com.br

www.facebook.com/cafeutam

www.facebook.com/utam.uno

www.twitter.com/cafe_utam

http://instagram.com/utam_uno

Publicado em: 01/10/2019 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias