Noticias

O sabor e os segredos dos grãos de café

O café, consumido no mundo todo, ainda gera algumas dúvidas entre os apreciadores da bebida sobre a utilização dos grãos de única origem ou os conhecidos como blends - que são misturas de grãos

Com a grande oferta de café, as exigências entre os consumidores se tornam mais frequentes. Atualmente, pesquisar sobre a origem de um grão de café se tornou um hábito cada vez maior. Pensando em atender estes consumidores, as grandes indústrias começaram a lançar grãos com detalhes sobre sua origem e o processo de produção, destacando inclusive o modo de secagem e as características dos grãos.

São indústrias que produzem grandes ou pequenas demandas e podem oferecer grãos de uma única variedade ou várias. E é exatamente nesta questão que muitas dúvidas estão surgindo sobre o sabor e aroma do produto.

A grande indústria se preocupa com a durabilidade do sabor e o aroma do café que são as principais características. Mas será que referente á qualidade do produto o grão de origem única ou o blends (o que traz a mistura de vários grãos) faz muita diferença?

Para muitos a preocupação é manter o aroma de grande demande durante o ano todo, então optam pela mistura de grãos com várias origens, porém é necessária muita cautela ao juntar essas diversidades de grãos em um único lote, pois cada um apresenta sua característica individual.

Mas, o grande segredo não está na junção dos grãos de origens diferentes, mas sim nos processos realizados durante a colheita das frutas que devem estar em ótimas condições. Se o lote gerado for grande ou pequeno, não vai fazer diferença, mas se o cafeicultor não tomar os cuidados essenciais como a secagem da fruta após a colheita, a situação pode gerar consequências, porém se o processo for feito da maneira adequada, os produtores e fornecedores poderão obter grande sucesso, deixando os consumidores satisfeitos.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo – Caderno Paladar / Adaptação Verbo Nostro Comunicação Planejada

Publicado em: 24/11/2017 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias