Noticias

Museus-Casas Literários comemoram aniversário de São Paulo com agenda cultural

Um passeio pela cidade de São Paulo com direito à poesia, literatura e música. Essa foi a forma que a Rede de Museus-Casas Literários, formada pela Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, escolheu para comemorar o aniversário de 465 anos da metrópole, nesta sexta-feira (25).  As instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, celebrarão a data com uma agenda cultural, entre as atividades estão uma aula-show sobre Macunaíma e também um passeio itinerante pelos museus.

A primeira atividade do dia, às 10h, será o Encontro Peripatético: Três poetas em São Paulo, que começará na Casa das Rosas, onde o público será recebido com um café da manhã de boas-vindas – oferecido por Queijos Ipanema, Água Minalba, Café Utam e Frutas Fischer. O foco da primeira etapa será a relação de Haroldo de Campos com o romance Macunaíma, de Mário de Andrade.

Em seguida, na Casa Guilherme de Almeida será exibido um documentário sobre a importância da cidade na poética de Haroldo de Campos, e haverá uma visita ao acervo, que evidenciará a paixão de Guilherme de Almeida pela metrópole. Por fim, na Casa Mário de Andrade, o escritor se junta a seu contemporâneo Guilherme de Almeida numa palestra sobre a atuação de ambos como críticos de cinema. Os participantes desta caminhada poderão vivenciar aspectos de São Paulo revelados pela trajetória de três grandes escritores.

Já à tarde, das 16h às 18h, a Casa Mário de Andrade promoverá a aula-show Histórias de Macunaíma, que conta, por meio do texto e da música, a trajetória do mais célebre herói da literatura brasileira moderna, que se aventura pela cidade em busca de seu amuleto perdido. A atividade será realizada por Élio Camale e Fernanda de Almeida Prado.

O Grupo Utam que, em 2019 também comemora seus 50 anos de atuação no mercado brasileiro, estará presente no evento. “Acreditamos que fomentar a cultura na principal capital do país, cidade onde também estamos inseridos, através de apoios e parcerias, é o caminho para se iniciar a transformação da sociedade. Um país que estimula a formação de leitores, é um país que prima pela cidadania”, comenta a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

Passeio 

O percurso delimita, retrospectivamente, um caminho da história da criação artística em São Paulo, o que liga as propostas da poesia concreta (e suas derivações atuais) à importância renovadora do modernismo nas primeiras décadas do século XX.

O passeio terá início no espaço da Avenida Paulista dedicado ao poeta concretista Haroldo de Campos - a Casa das Rosas, passando por onde viveu um ativo participante da Semana de Arte de 1922 - a Casa Guilherme de Almeida, até chegar à antiga residência do escritor Mario de Andrade, figura central do Modernismo. A participação é aberta e gratuita.

SERVIÇO:

Encontro Peripatético: Três poetas em São Paulo

Sexta-feira, 25/01 – às 10h

Museus-Casas Literários – com início na Casa das Rosas

Histórias de Macunaíma

Sexta-feira, 25/01 – das 16h às 18h

Casa Mário de Andrade

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

www.casadasrosas.org.br

Casa Guilherme de Almeida

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h

www.casamariodeandrade.org.br

Publicado em: 24/01/2019 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias

Recém-inaugurado, o Gusto’s Café Bar, de Sertãozinho, é um dos mais recentes espaços de gastronomia no interior de São Paulo a...
Veja Mais.

Os clientes do Posto Princesa, da cidade de Pontal, no interior de São Paulo podem agora saborear os produtos da marca Utam, como o espresso curto, longo, café com...
Veja Mais.

Para que uma xícara de café chegue à mesa do consumidor dotada de sabores e aromas diversos há um longo caminho de produção. Do plantio...
Veja Mais.

Copyright © 2019 Café Utam
Telefone:
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1770
Belo Horizonte - 31 3416 7774
Informações da Empresa | Contato
logo PI