Noticias

Museus-Casas Literários comemoram aniversário de São Paulo com agenda cultural

Um passeio pela cidade de São Paulo com direito à poesia, literatura e música. Essa foi a forma que a Rede de Museus-Casas Literários, formada pela Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, escolheu para comemorar o aniversário de 465 anos da metrópole, nesta sexta-feira (25).  As instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, celebrarão a data com uma agenda cultural, entre as atividades estão uma aula-show sobre Macunaíma e também um passeio itinerante pelos museus.

A primeira atividade do dia, às 10h, será o Encontro Peripatético: Três poetas em São Paulo, que começará na Casa das Rosas, onde o público será recebido com um café da manhã de boas-vindas – oferecido por Queijos Ipanema, Água Minalba, Café Utam e Frutas Fischer. O foco da primeira etapa será a relação de Haroldo de Campos com o romance Macunaíma, de Mário de Andrade.

Em seguida, na Casa Guilherme de Almeida será exibido um documentário sobre a importância da cidade na poética de Haroldo de Campos, e haverá uma visita ao acervo, que evidenciará a paixão de Guilherme de Almeida pela metrópole. Por fim, na Casa Mário de Andrade, o escritor se junta a seu contemporâneo Guilherme de Almeida numa palestra sobre a atuação de ambos como críticos de cinema. Os participantes desta caminhada poderão vivenciar aspectos de São Paulo revelados pela trajetória de três grandes escritores.

Já à tarde, das 16h às 18h, a Casa Mário de Andrade promoverá a aula-show Histórias de Macunaíma, que conta, por meio do texto e da música, a trajetória do mais célebre herói da literatura brasileira moderna, que se aventura pela cidade em busca de seu amuleto perdido. A atividade será realizada por Élio Camale e Fernanda de Almeida Prado.

O Grupo Utam que, em 2019 também comemora seus 50 anos de atuação no mercado brasileiro, estará presente no evento. “Acreditamos que fomentar a cultura na principal capital do país, cidade onde também estamos inseridos, através de apoios e parcerias, é o caminho para se iniciar a transformação da sociedade. Um país que estimula a formação de leitores, é um país que prima pela cidadania”, comenta a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

Passeio 

O percurso delimita, retrospectivamente, um caminho da história da criação artística em São Paulo, o que liga as propostas da poesia concreta (e suas derivações atuais) à importância renovadora do modernismo nas primeiras décadas do século XX.

O passeio terá início no espaço da Avenida Paulista dedicado ao poeta concretista Haroldo de Campos - a Casa das Rosas, passando por onde viveu um ativo participante da Semana de Arte de 1922 - a Casa Guilherme de Almeida, até chegar à antiga residência do escritor Mario de Andrade, figura central do Modernismo. A participação é aberta e gratuita.

SERVIÇO:

Encontro Peripatético: Três poetas em São Paulo

Sexta-feira, 25/01 – às 10h

Museus-Casas Literários – com início na Casa das Rosas

Histórias de Macunaíma

Sexta-feira, 25/01 – das 16h às 18h

Casa Mário de Andrade

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

www.casadasrosas.org.br

Casa Guilherme de Almeida

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h

www.casamariodeandrade.org.br

Publicado em: 24/01/2019 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias