Noticias

Grupo Utam: variedade de negócios e produtos há meio século

Com muito esforço e dedicação, a equipe que forma o Grupo Utam construiu, ao longo de 50 anos, uma empresa que prioriza atender bem o seu consumidor e produzir com o máximo de qualidade e excelência para oferecer o melhor café. Trabalhar com ética e respeito também sempre foi uma máxima presente no DNA da empresa. O crescimento do grupo aconteceu passo a passo e o valor da marca foi se fundindo a uma história que hoje pode ser contada em muitos capítulos por milhares de personagens. Para comemorar essa trajetória de meio século de atuação no mercado brasileiro, vamos trazer aqui no portal diversos relatos, matérias e curiosidades sobre o Grupo Utam – ao longo de todo esse ano comemorativo, que começou em 16 de dezembro deste ano e vai até o final de 2020.

Atualmente, o Grupo Utam trabalha com cinco unidades de negócios. Uma delas é a unidade voltada para o varejo que tem como carro chefe a linha de Cafés Torrados e Moídos, com marcas fortes e com tradição no segmento cafeeiro. Nela, estão o Café Utam, Utam Momentos e outras marcas tradicionais como Café Ribeirão, Café Nilza, Café Biagini, Café Ribeirânia, Café Santa Adélia e Café Lagoinha. Além desses produtos, o grupo possui uma linha de Cappuccino, uma de Café Solúvel e ainda conta com filtros de café. Juntos, formam uma ampla e diversificada gama de produtos para agradar os mais variados tipos de paladar do consumidor nacional.

A unidade de Grãos Especiais apresenta uma linha completa de cafés em grãos selecionados das melhores regiões produtoras brasileiras, com qualidades Superior e Gourmet. Os produtos possuem embalagens valvuladas e com injeção de nitrogênio durante a produção. A grande vantagem da utilização de nitrogênio nestas embalagens com válvulas está no fato que nitrogênio e o oxigênio serem gases que competem entre si, ou seja, não ocupam o mesmo espaço. “Quando adicionamos nitrogênio no momento do envase, automaticamente retiramos o oxigênio existente no interior da embalagem, o que garante um processo de oxidação mais lento e gradual, possibilitando o aroma de café fresco por mais tempo”, explica a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

Já a terceira unidade de negócios é formada pela linha Food Service e oferece máquinas e complementos especiais para os mais variados tipos de negócios. São produtos importantes para acompanhar o momento do café, como saches de açúcar, adoçante e toda linha Bares & Restaurantes, que contam com embalagens econômicas dos produtos em pó Cappuccinos Tradicional e Light, Leite, Achocolatado e Café Solúvel. Além dos produtos de altíssima qualidade, a empresa ainda proporciona serviços especializados, como consultoria através de baristas para que seus clientes possam oferecer os melhores cardápios de cafés aos seus consumidores e também assistência técnica especializada.

Na unidade de negócio Utam Uno, de Single Cup ou Monodose, o mercado de cápsulas de café é o foco, trazendo praticidade e variedade ao consumidor com produtos exclusivos e blends provenientes de diversas origens brasileiras. Recentemente, o Grupo Utam investiu nesta unidade com a aquisição de toda a estrutura para produção de café em cápsulas, incrementando o parque industrial sediado na cidade mineira de Piumhi (MG), localizado estrategicamente numa região produtora de cafés especiais, com atuação de fornecedores de excelente qualidade e proximidade de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo. Dessa forma, o grupo, além de produzir suas próprias cápsulas, passou também a fornecer cápsulas de cafés com a marca dos principais players do mercado.

Seguindo o planejamento previamente traçado para a unidade de negócios Single Cup, o grupo acaba de importar um maquinário para a produção de cápsulas de alumínio (TME - HTN2) para a planta de Piumhi e conta agora com duas máquinas de alta performance neste parque industrial. O encartuchamento é realizado automaticamente, através de equipamentos de última geração, sem qualquer contato manual, o que garante alta capacidade produtiva e preserva a segurança das cápsulas.

O investimento total nessa unidade de negócios durante o ano de 2019 foi na ordem de € 1,2 milhão, o que impulsionou o Grupo a traçar um novo plano de crescimento. A previsão é dobrar o faturamento no segmento de cápsulas de café em 2019.

A Utam foi a primeira marca a lançar cápsulas compatíveis Nespresso para o varejo nacional em 2013. É atualmente a primeira marca nacional a produzir automaticamente cápsulas de alumínio compatíveis com o sistema Nespresso para varejo nacional.  Trata-se da maior capacidade instalada do Brasil para produção de cápsulas compatíveis com a Nespresso, podendo produzir até 60 milhões de cápsulas por ano em um turno de trabalho.

Segundo a diretora Ana Carolina, as cápsulas de alumínio foram criteriosamente testadas para garantir sua qualidade e compatibilidade. “As cápsulas foram auditadas pela SGS, renomada empresa internacional de auditoria em qualidade, garantindo excelente performance em todas as máquinas Nespresso atualmente existentes no mercado”, conclui.

A produção de cápsulas para terceiros, somada à produção de cafés torrados e moído ou em grãos especiais para outras marcas, formam a quinta unidade de negócios do Grupo Utam. “Em quase meio século de atuação, nossa empresa vivencia os resultados de todo investimento que já aplicou em tecnologia e qualidade para oferecer ao mercado os melhores produtos”, apresenta Ana Carolina. A diretora aponta que, o Grupo Utam trabalha para proporcionar excelentes experiências aos consumidores.

Por conta desta atuação, ao longo desse tempo, a companhia se estabeleceu como uma das empresas de maior know how e representatividade dentro do ramo.

Publicado em: 13/01/2020 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias