Noticias

Grupo Utam marca presença na 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

A cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, que faz hoje 163 anos, foi palco de uma das maiores festas literárias do País: a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que aconteceu de 9 a 16 de junho. Com mais de 330 atividades realizadas, a Feira do Livro foi visitada por moradores da cidade e região, turistas e leitores em busca do encontro com seus autores preferidos. Muita gente veio pelas atrações culturais, outros pelo conhecimento adquirido, alguns pelo propósito do tema e até pela mensagem da diversidade. Com uma imersão em cultura, atrações, oficinas, salões de ideias, saraus, slams e uma programação variada para todas idades, gêneros, classes sociais, interesses e discursos, o evento recebeu cerca de 183 mil visitantes e trouxe movimento à cidade, às vésperas de seu aniversário.

Ao visitar a feira foi possível encontrar pelas ruas famosos das letras e das artes e até cruzar com o escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Brandão, que por ser o autor homenageado desta edição, ficou praticamente a semana na cidade. Loyola Brandão passeou pelas instalações e estandes na Praça XV de Novembro, participou das atividades dos projetos Combinando Palavras e Recortando Palavras, lançou seu mais recente livro “Desta terra nada vaio sobrar a não ser o vento que sopra sobre ela”, conversou com o público durante salão de ideias, assinou autógrafos, esteve presente na Premiação do Concurso Literário oferecido, e circulou por todos os cantos do Quarteirão Paulista. “E a feira está aí para nos chamar sempre atenção e movimentar esse imenso grupo de estudantes de toda essa região. Nunca parem. Feira de Ribeirão Preto, minha feira”, comenta Loyola Brandão.

Logo no primeiro dia de feira quem também atraiu olhares curiosos foi a Monja Coen que fez questão de conferir a montagem e instalações da praça e estandes. Os encontros continuaram a semana toda e renderam muitas fotos dos fãs. Os amantes do rock puderam registrar o baixista da banda Paralamas do Sucesso, Bi Ribeiro, visitando a feira. O público pôde ver também Xico Sá doando sua voz no estande Doadores de Voz da Unaerp, o poeta Sérgio Vaz tirando fotos com alunos na esplanada do Theatro Pedro II e o rapper Renan Inquérito fazendo uma parada poética na Praça XV no sábado (15). Durante oito dias, esse foi o cenário contagiante deste encontro literário, com uma lista imensa de escritores que, para muitos, eram velhos conhecidos pelos seus nomes impressos nas capas dos livros, mas que durante a festa literária estiveram bem ali: diante dos olhos dos leitores.

Com tanta história já contada ao longo de quase 20 anos, a feira terminou no domingo (16) e já vai deixando saudade na população e nos visitantes de fora.  

Apoio cultural

O Grupo Utam foi, pela quarta vez consecutiva, um dos apoiadores da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Nesta edição, a Fundação do Livro e Leitura inovou na apresentação do seu tema central: “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Junto com seus parceiros na organização da festa literária, a entidade levantou uma bandeira de abrangência internacional. A proposição embasou todas as atividades e debates realizados.

A Utam forneceu máquina profissional e café gourmet na sala de imprensa do evento, bem como máquinas de café Utam Uno e cápsulas de seu portfolio em todos os camarins, para os escritores degustarem o café, que é conhecido como café da cidade. Também foram distribuídos kits como brindes aos escritores, com o lançamento da empresa: o Café Fazenda Santa Alcina (na versão latas de 250g de café torrado e moído). Essa linha de café premium foi apresentada na Fispal Food Service, em São Paulo, de 11 a 14 de junho.  

Para a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, o evento é uma grande festa literária. “A Feira do Livro tem tudo a ver com os encontros para um bom café, conversas entre amigos, o intervalo para um cafezinho e um bom livro nas mãos”. Também sobre a relação de café e literatura, durante a feira o escritor João Anzanello Carrascoza comentou que “ler um livro é praticamente como tomar um café com o autor”.

“A feira é um ambiente de efervescência cultural para a região metropolitana de Ribeirão Preto, por isso que combina muito com os propósitos da nossa marca”, completa a executiva do Grupo Utam.

Para a curadora da feira e vice-presidente da Fundação, Adriana Silva, essa edição foi muito importante e especial, porque consolidou um formato adotado em 2014, que é um modelo de gestão em rede. “Quem passeou pela feira pôde perceber que a sociedade ribeirão-pretana, organizada em suas instituições, estava presente, fosse através do ensino superior - com todas as instituições, com as entidades que trabalham com inclusão e atendimento a pessoas com deficiências. Todas elas aderiram e participaram com agenda própria”. A curadora garante que, a partir de agora, a equipe toda já está pronta pensando em 2020, com várias novidades para a próxima edição.

Pré-Lançamento da 20ª edição

No encerramento da Feira do Livro, a organização do evento anunciou a 20ª edição que terá o tema 20 anos depois e agora?” e será realizada de 30 de maio a 7 de junho de 2020. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal será Mia Couto. O autor educação é Edgar Morin; a autora infantojuvenil será Semírames Paterno; autor local, Carlos Roberto Ferriani, a professora homenageada (local), Elaine Assolini e o patrono Paulo Roberto Oliveira. “O grande desafio da próxima feira é que ela será transformada em Feira Internacional de Literatura e lançará daqui para frente coligações com pelo menos um país por edição. É um grande passo na história desta festa literária”, completa a curadora, Adriana Silva.

Confira vídeo com melhores da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

https://www.youtube.com/watch?v=9jjqdpqEo7s

Fotos: Danilo Marques, João Thiago e Roberto Galhardo

Publicado em: 19/06/2019 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias