Noticias

Grupo Utam apoia 19ª Feira Nacional do Livro

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto lançou a programação da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, no dia 8 de maio, no Theatro Pedro II. O evento marcou a contagem regressiva para a feira literária, que acontece de 9 a 16 de junho e é um dos maiores eventos culturais do País.

Durante a apresentação, que já é tradicional e esperada pela população da cidade, Adriana Silva (curadora da Feira e vice-presidente da Fundação) e Dulce Neves (presidente) conduziram a cerimônia, destacando os principais nomes, atrativos, atividades culturais desta edição, parceiros e também o principal propósito da Feira neste ano que atrelou o apelo e causas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) ao tema principal do evento:  “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

A proposição embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias.

Este tema apresenta uma pauta relacionada à agenda desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. Trata-se de um plano de ação fundamentado em 17 objetivos criados para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Busca também fortalecer a paz universal com mais liberdade. 

Entre uma vasta agenda (ao todo 338 atividades e todas gratuitas), a Fundação apresentou nomes como Monja Coen, Djamila Ribeiro, Boaventura de Sousa Santos, Xico Sá, Sérgio Vaz, Marcelino Freire, Marçal Aquino, João Anzanello Carrascoza, Estrela Leminski, Heloisa Prieto, Ignácio de Loyola Brandão e Renan Inquérito, entre várias atrações para todas as idades, temas, abordagens e modalidades artísticas.

Segunda Adriana Silva, a 19ª edição da Feira traz debates importantes para a reflexão necessária sobre o papel da sociedade em relação ao cumprimento dos ODS, mas também terá um caráter bastante festivo, com ação cultural intensa durante os oito dias do evento.  “Por conta deste tema central, todas as atividades foram atreladas aos conceitos que permeiam os ODS com foco na Agenda 2030. A programação reúne ícones da literatura e nomes que são referências nas esferas educacional, artística, do universo das instituições, ONGs inclusivas e outras”, explica a curadora do evento. 

“Essas causas mobilizam a nossa Feira do Livro, que visa contribuir para que os objetivos sejam alcançados no mundo por meio da formação de leitores, da propagação do conhecimento e do debate livre e aberto”, complementa Dulce Neves.

Representantes dos parceiros, patrocinadores e apoiadores culturais, bem como homenageados também se pronunciaram. Participaram escritores, educadores, parceiros de instituições como o SESC, Sesi universidades, entidades locais, além de representantes de patrocinadores, autoridades, intelectuais e público em geral.

A programação completa também está disponível no site da Fundação do Livro e Leitura:

https://fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf e nas redes sociais da Fundação.

Homenageados desta edição da Feira

Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu; a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy e o patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Apoio cultural
O Grupo Utam é um dos apoiadores da Feira Nacional do Livro, pelo quarto ano consecutivo. “Temos consciência de que valorizar a cultura e incentivar a leitura e o valor dos livros e autores é apoiar os caminhos diretos para a transformação da educação no nosso país”, conta a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

A empresa vai apresentar os seus sabores de café gourmet e cápsulas aos escritores, palestrantes e imprensa que fará cobertura do evento. “O mês de junho sempre traz  um marco cultural em Ribeirão Preto, por conta do aniversário da cidade. Com a Feira, o momento torna-se mais festivo e para a Café Utam, ainda mais, pois em 2019 completamos 50 anos de história”, acrescenta.

Serviço
O que: 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto 
Quando: 9 a 16 de junho/2019 com  abertura no dia 8 de junho, às 19h30, no Theatro Pedro II. 
Espetáculo de abertura “Entre uma história e outra, uma nova história. Um mundo melhor para todos”, com a Academia Livre de Música e Arte (Alma) e o Coral da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). (Entrada aberta e gratuita, sujeita à lotação do teatro).
08/06: 19h30 | Theatro Pedro II – Sala Principal

Publicado em: 13/05/2019 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias