Acordar cedo e preparar o café antes de sair de casa para seguir a rotina diária é um hábito da maioria das famílias brasileiras. Para o Grupo Utam, saber que, já nos primeiros sinais do dia, milhares de lares utilizam os cafés de sua linha de produtos é motivo de muito orgulho e traz a sensação de missão cumprida. Diante deste cenário, a chegada de dezembro de 2019 tem um sabor ainda mais especial para o Grupo Utam. Neste dia 16 de dezembro, a empresa completa 50 anos. Meio século de amor pela arte de produzir café. Meio século de história.
Origem da unidade fabril em Ribeirão Preto
Nesta mesma data, em 1969, várias torrefações se uniram para formar a empresa denominada União dos Torrefadores da Alta Mogiana - UTAM. Na época, a estratégia dos fundadores era lançar uma única e forte marca. E deu certo. A torrefação foi se transformando, se remodelando conforme os novos formatos empresariais e exigências do consumidor e hoje é uma das mais respeitadas empresas brasileiras do setor.
Primeira frota do Grupo Utam
“Essa união foi muito revolucionária para a época, pois 26 empresas se fundiram com muitas histórias, culturas diferentes, o que constituía um desafio para todos”, conta a diretora do grupo, Ana Carolina Soares de Carvalho.
Mais tarde, no ano de 1985, a organização deu seu primeiro salto de transformação com a venda da totalidade de suas ações. Decisão que garantiu sua sobrevivência e história de sucesso até hoje. As ações foram adquiridas pela família Júlio Soares, ligada à exportação de café cru e a empresa passou a ser liderada pelos empresários Américo Júlio Soares e José Severino Júlio Neto.
Linha de produção em Ribeirão Preto na década de 80
Com o novo controle, a Café Utam ganhou um ritmo próprio de produção, visão mercadológica e captou valores do grupo familiar. “Ainda que o propósito dos fundadores tenha sido alcançado, a venda da Utam foi necessária por conta da diversidade de opiniões e os vários modelos de gestão incorporados dificultavam a padronização na liderança”, explica Ana Carolina.
Caminho de liderança
Ainda no final da década de 80, a nova liderança da Utam estabeleceu a meta de alavancar a empresa e torná-la uma potência regional. O aroma do café Utam deixou de ser marca própria dos arredores da rodovia Castelo Branco – bem na entrada de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo – para se alastrar por outros caminhos. Os negócios do grupo foram ganhando solidez e passaram a demarcar todo interior do Estado de São Paulo e de Minas Gerais.
Atual unidade de Piumhi, Minas Gerais
Na década de 90, novos saltos alavancaram a evolução empresarial, mas sempre foram incorporados passo a passo. O primeiro mais ousado resgatava um sonho antigo do grupo: inaugurar uma filial da empresa em Piumhi, Minas Gerais. A operação aconteceu no ano de 1990 e instalou uma unidade de beneficiamento de café. Mais tarde, em 1997, uma nova unidade de industrialização foi implantada na mesma cidade, com equipamentos de última geração para seleção e beneficiamento de café, bem como todo processo de produção, com área total construída de mais de 5 mil metros quadrados
“Estabelecemos uma linha de trabalho que foi estruturada em dois pilares: excelência e inovação em dosagens ideais para impulsionar resultados expressivos à nossa marca”, destaca a diretora. Seguindo essa linha de pensamento, em 2000, a empresa lançou mais uma novidade em Minas Gerais: uma Central de Vendas na capital mineira, Belo Horizonte.
Novos saltos de crescimento foram dados e impulsionaram a empresa a despontar no cenário econômico brasileiro, sempre garantindo uma performance baseada na conduta ética. Em 2016, a empresa inaugurou uma Central de Vendas em São Paulo. E não parou mais de crescer.
Nos últimos anos, a administração implementada pelo grupo inovou mais uma vez e incrementou o negócio com modernas tecnologias de produtos e processos que, aplicados à indústria, propiciaram modificações substanciais na manipulação, industrialização, envase e comercialização dos produtos. Entre as inovações tecnológicas, a empresa focou na modernização do parque industrial, com pesquisa, desenvolvimento e instalação de novos maquinários, modernização de embalagens, importação de maquinário europeu e várias outros incrementos.
Linha de produção em Piumhi (MG) com recente modernização
No auge de seus 50 anos, a Café Utam é uma das empresas de maior know how no mercado. A companhia mantém crescimento homogêneo e contínuo, com a proposta de oferecer todas as soluções para café, atendendo com cinco unidades de negócios: cafés torrados e moídos, grãos especiais, Food Service, Utam Uno – linha de single cup ou Monodose e a produção de toda linha de produtos para terceiros.
“Nosso objetivo sempre foi cativar o consumidor brasileiro, pelo nosso sabor de qualidade e por nossa postura no mercado”, acrescenta diretora, Ana Carolina Soares de Carvalho.
Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora do Grupo Utam
Entre as 15 maiores indústrias do setor
Fazenda Ana Paula, uma das propriedades rurais do Grupo Utam
O Grupo Utam está posicionado no ranking nacional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) na 14ª posição dentre as cerca de 1.400 indústrias do setor, das quais 405 são afiliadas à entidade.
No ano passado, o Café Utam Speciale foi premiado pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), como terceiro melhor Café Superior do Brasil. O produto foi indicado na premiação “Melhores da Qualidade ABIC - 2018", após ter sua amostra coletada no mercado e analisada nos laboratórios credenciados pela associação.
A marca Utam também foi indicada em 2018 com uma das mais vendidas em duas regiões do país: interior de São Paulo (região sudeste) e no sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), em duas categorias de produtos: café em cápsulas e cappuccino. O resultado faz parte do estudo Cinco Mais, divulgado anualmente pela revista Super Varejo.
Na categoria café em cápsulas monodoses, quando analisadas as cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso, a linha Utam Uno ficou posicionada como a segunda marca mais vendida nas regiões sul e interior de São Paulo. Já na categoria Cappuccino, a marca ficou posicionada como a quarta mais vendida no interior de São Paulo.
Em 2019, a empresa recebeu certificações de referência que destacam marcas e produtos do mercado cafeeiro: os selos UTZ, BSCA (emitido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais) e IBD.
Publicado em: 16/12/2019 por Café UTAM S.A.