Noticias

Dê um toque especial às ceias de final de ano!

O final de ano vem acompanhado das tradicionais festas. São muitas: confraternizações com colegas de trabalho, escola, amigos, formaturas, reuniões em família. O Natal e Réveillon são as estrelas do calendário. As duas datas merecem toda a atenção e preparativos que podem envolver todos os participantes. Afinal, quando a gente faz as coisas juntos, tem um sabor excepcional. Durante esses momentos, são comuns as risadas, lembranças do que aconteceu no ano, os abraços, troca de presentes e, claro, comida boa. A chef e gerente do Buffet Black Tie, Miriam Paterno, e Kenia Martins, chef da Marmitaria Bistrô Maria Retrô, ambos estabelecimentos em Ribeirão Preto, dão dicas de como montar e até economizar nas ceias.

Miriam Paterno orienta a montagem da ceia. Uma dica assertiva, segundo ela, é planejar com calma e antecedência os alimentos que vão para o cardápio. É possível também economizar, já que além de festas, o final de ano é um momento de compras e presentes. Ela explica que a melhor dica para montar a Ceia de Natal é pensar em como agradar a família, os amigos e convidados. “Se você gosta de cozinhar, parabéns! Prepare seus pratos especiais para a ceia e esteja feliz em receber cumprimentos”, comenta a chef. Mas para quem não gosta de cozinhar, hoje em dia é fácil encontrar opções de cardápios produzidos por rotisseries e pessoas especializadas na confecção de alimentos. “Pela praticidade, também existe essa opção”, destaca Miriam.

A chef diz que é sempre bom ter algo feito pelos anfitriões na mesa de Natal. “Isso dará à ceia um toque personalizado, com o qual poderá demonstrar aos convidados o carinho em recebê-los”, explica. Então, mesmo optando em comprar a ceia já pronta, deixe algum item feito em casa, pode ser uma entrada, salada, molho ou até mesmo a sobremesa. Essa é sempre uma maneira de dar boas-vindas aos convidados e mostrar o quanto eles são especiais.    

Além dos alimentos, pense também na decoração do ambiente. Lembre-se: uma casa limpa, organizada, perfumada e muito alegre vai encantar os convidados. “Árvore de Natal para os presentes ou pequenas lembranças, laços vermelhos ou dourados nos guardanapos e um vaso bonito para arrumar a mesa principal da ceia”, sugere Miriam.

Sobre a escolha dos alimentos, a sugestão é seguir a tradição, desde que seus convidados apreciem comidas como peru, tender, leitoa, chester, podendo ser preparados com crostas de amêndoas, molhos e caldas. Além das entradas com saladas frescas com frutas e castanhas natalinas. Complete com guarnições, como arroz com amêndoas ou champanhe e a farofa para rechear o peru. “Os legumes acompanham bem qualquer tipo de carne”, relata.

A chef e proprietária do Maria Retrô, Kenia Martins, recomenda para o Natal três opções de carne, para agradar todos os gostos. Ela já tinha o hábito de fazer pratos especiais para essas datas por encomenda, mas o gosto por cozinhar e a aprovação dos clientes e amigos a levaram a ter um espaço próprio, que mantém esse costume de cardápio temático neste final de ano.  “Um frango gratinado com molho de queijo, pernil com molho de laranja e especiarias, ou peixe, são boas pedidas para este Natal, sempre uma ou outra, para não ter sobras em excesso”, recomenda. E como acompanhamento, um arroz tradicional ou integral com mix de castanhas caramelizadas e especiarias.

Kenia também indica saladas como o salpicão de frango e a maionese com seleta de legumes. Já para as massas, um prato que costuma agradar, é o nhoque de batata com molho de queijo, gratinado ao parmesão. Para a chef, a farofa crocante também combina bem com os pratos sugeridos.

Para Miriam Paterno, a mudança dos hábitos alimentares das pessoas, com muitas pessoas deixando de comer carne é um sinal de alerta e um ponto para se pensar antes do preparo da ceia. “Sempre vai bem uma massa recheada com queijos, servida com uma manteiga de sálvia”, explica.

Natal: Ceia econômica

Miriam ainda dá a dica de uma opção para uma ceia econômica. Ela avisa que, se a intenção é economizar, a melhor opção é preparar os alimentos em casa, escolhendo uma menor variedade de pratos. “Pense em uma entrada saborosa como uma salada de trigo grosso com coalhada seca, uma carne que agrade e guarneça com uma massa e legumes”, destaca.

Ano Novo: Ceia Prática

Kenia Martins explica que para a ceia de Réveillon, a dica é não inventar um cardápio com muitas carnes. “Programe um churrasco e festa ou talvez algo para petiscar, como torradas temperadas, quiche e uma massa”, explica Kenia. Uma carne branca ou peixe, além do salpicão na salada e pudim na sobremesa, são excelentes escolhas para economizar nas ceias.

Adoce o paladar e o coração dos convidados!

Já a sobremesa é a grande atração das duas noites. O barista do Grupo Utam, Rodrigo Arjona, diz que essas datas combinam perfeitamente com doces e café. Que tal surpreender seus convidados com uma receita inusitada, capaz de transformar o sabor das noites? Ele recomenda uma delícia gelada, o Café com Sorvete, que pode marcar um destes momentos. Veja receita abaixo. Você pode conferir outras receitas deliciosas em nosso site, acesse aqui: https://cafeutam.com.br/receitas/todos///#relacionados.

Café com sorvete

Ingredientes

1 bola de sorvete de creme

1 xícara (café) de café espresso

2 colheres (sobremesa) de creme de avelã

Granulado de chocolate para decorar

Calda de chocolate

1/4 de xícara (chá) de margarina

1 xícara (chá) de chocolate em pó

1 xícara (chá) de açúcar refinado

1 xícara (chá) de água

Hora do preparo!

Prepare o café e deixe esfriar completamente.

Enquanto isso, prepare a calda: coloque na panela todos os ingredientes peneirados e leve ao fogo brando, mexendo sempre com o batedor de arame. Deixe ferver.

Quando a mistura começar a subir, retire do fogo e leve de volta novamente seguidas vezes, até que fique com uma consistência grossa.

Em uma taça de vidro, coloque uma colher de sobremesa do creme de avelã e, por cima, a bola de sorvete de creme. Pronto é só servir e comemorar!

Publicado em: 23/12/2019 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias