23 de julho de 2015
Uma experiência de pura celebração para os ouvidos, olhos e paladar. Assim é o Festival Vale do Café, que promove um resgate da cultura e da tradição brasileira através de uma extensa programação e tem como cenário 12 fazendas históricas de café que compõem a região mais rica do Brasil do século XIX. Em sua 13ª edição, o festival estende-se por 15 municípios do Rio de Janeiro, como Vassouras, Barra do Piraí, Valença, Rio das Flores, entre outros e acontece até o próximo dia 26 de julho.
Um dos principais destaques fica por conta das apresentações dos maiores instrumentistas brasileiros que transportam o público para momentos fascinantes da história do Brasil.
Além de abrigarem os espetáculos, as fazendas também abrem espaço para visitação e divulgam a tradição da produção cafeeira na região. Os visitantes podem conhecer a intimidade dos maiores núcleos produtores de café e seus elementos históricos, como a arquitetura, pinturas, pratarias, estátuas, documentos e muitos outros.
O evento também oferece cursos de aperfeiçoamento musical para jovens musicistas, promovendo a capacitação gratuita e a distribuição de bolsas de estudos integrais, com benefícios de hospedagem e alimentação - a alunos de todo o país.
Criado em 2003 e idealizado por Cristina Braga, com direção artística do violonista Turíbio Santos, o Festival Vale do Café conquistou o Prêmio de Cultura do Rio de Janeiro na categoria Empreendedorismo.
Fonte: Portal Festival Vale do Café e Portal G1 – Adaptado por Verbo Nostro Comunicação Planejada
Publicado em: 23/07/2015 por Café UTAM S.A.