Noticias

Contagem regressiva para a 18ª Feira Nacional do Livro

Daqui a 20 dias, a cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, sediará mais uma Feira Nacional do Livro, com uma programação cultural atrativa para a cidade e para turistas que vêm por conta dos autores renomados, apresentações artísticas, oficinas, debates e espetáculos. A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, realizadora do evento,  apresentou na semana passada a programação oficial desta 18ª edição da Feira do Livro. A solenidade aconteceu no dia 25 de abril, no Theatro Pedro II.  

Na abertura, o público foi surpreendido por uma performance interpretada pelo diretor de teatro e ator, José Maurício Cagno e com os atores e arte-educadores, Gracyela Gitirana e Joubert Oliveira, baseada no texto de Adriana Silva. Na sequência, a cerimônia apresentou o espetáculo “Canto da Alma”, com os cantores da Academia Livre de Música e Artes (Alma). Com acompanhamento de piano, as crianças e adolescentes do projeto interpretaram obras de W.A. Mozart, G. Puccini, G. Verdi, G. Rossini, entre outros compositores eruditos.

Durante a cerimônia de apresentação da feira, membros da diretoria da Fundação do Livro e Leitura também destacaram os atrativos e a maturidade da feira ao completar seus 18 anos de realização. Representantes dos parceiros, patrocinadores e apoiadores culturais, bem como homenageados também se pronunciaram.

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, comentou na ocasião, o papel que a entidade tem desempenhado nestes anos no impulso de garantir à população local e regional o direito à literatura, proclamado por Antonio Candido, autor educação homenageado nesta 18ª edição da feira. “Temos certeza que a Fundação está cumprindo seu papel neste sentido e uma comprovação é que o ribeirão-pretano já lê mais que a média nacional de leitores do país – o que já constatamos com os resultados da Pesquisa Perfil do Leitor Ribeirão-pretano, realizada no ano passado em parceria com a Unaerp”, afirmou. Para Adriana, “a gente pode escolher não ler, mas tem que ser por opção e não por falta de oportunidades de leitura”.

A Feira do Livro foi mais uma vez destacada pela força das parcerias. O Grupo Utam é também um dos parceiros do evento e fornecerá cafés da marca nos camarins dos autores do evento, com instalação de máquinas de cápsulas monodoses Utam Uno e haverá uma máquina profissional com Café Gourmet em grãos para espresso na sala de imprensa do evento.

Para o Grupo Utam, este é um dos principais eventos culturais do país, já consolidado e com 18 anos de história. “Acreditamos que fomentar a cultura na cidade onde também estamos inseridos, através de apoios e parcerias, é o caminho para se iniciar a transformação da sociedade. Um país que estimula a formação de leitores, é um país que prima pela cidadania”, comenta a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

18ª Feira do Livro

Reconhecida como um dos principais eventos nacionais sobre o universo da literatura, a 18ª edição da Feira do Livro traz o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”.  A feira reúne 250 atividades culturais, entre elas, salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras. “Para este ano, preparamos uma programação bem variada, com atrações para todos os públicos e idades e trazemos estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto. Uma das novidades é a Sessão Clássicos da Minha História que está atrelada à temática do evento”, destaca Adriana Silva, presidente da Fundação do Livro e Leitura.

O evento, que acontece de 20 a 27 de maio, é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

A programação completa pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://goo.gl/Cps3fb e nas redes sociais. Que tal um cafezinho neste feriado enquanto você conhece a agenda e programa o que quer ver na feira deste ano?

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Publicado em: 01/05/2018 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias

Já bastante conhecido pelo público da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, o escritor Ignácio de Loyola Brandão foi flagrado várias...
Veja Mais.

Neste dia 24 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Café, uma das paixões do brasileiro. Difícil quem não acorda logo cedo procurando por um cafezinho...
Veja Mais.

Olha só quem flagramos tomando uma xícara do café Utam Uno durante a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto: a cantora Fernanda Takai, que...
Veja Mais.

Copyright © 2018 Café Utam
Telefone:
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1770
Belo Horizonte - 31 3416 7774
Informações da Empresa | Contato
logo PI