Noticias

Contagem regressiva para a 18ª Feira Nacional do Livro

Daqui a 20 dias, a cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, sediará mais uma Feira Nacional do Livro, com uma programação cultural atrativa para a cidade e para turistas que vêm por conta dos autores renomados, apresentações artísticas, oficinas, debates e espetáculos. A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, realizadora do evento,  apresentou na semana passada a programação oficial desta 18ª edição da Feira do Livro. A solenidade aconteceu no dia 25 de abril, no Theatro Pedro II.  

Na abertura, o público foi surpreendido por uma performance interpretada pelo diretor de teatro e ator, José Maurício Cagno e com os atores e arte-educadores, Gracyela Gitirana e Joubert Oliveira, baseada no texto de Adriana Silva. Na sequência, a cerimônia apresentou o espetáculo “Canto da Alma”, com os cantores da Academia Livre de Música e Artes (Alma). Com acompanhamento de piano, as crianças e adolescentes do projeto interpretaram obras de W.A. Mozart, G. Puccini, G. Verdi, G. Rossini, entre outros compositores eruditos.

Durante a cerimônia de apresentação da feira, membros da diretoria da Fundação do Livro e Leitura também destacaram os atrativos e a maturidade da feira ao completar seus 18 anos de realização. Representantes dos parceiros, patrocinadores e apoiadores culturais, bem como homenageados também se pronunciaram.

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, comentou na ocasião, o papel que a entidade tem desempenhado nestes anos no impulso de garantir à população local e regional o direito à literatura, proclamado por Antonio Candido, autor educação homenageado nesta 18ª edição da feira. “Temos certeza que a Fundação está cumprindo seu papel neste sentido e uma comprovação é que o ribeirão-pretano já lê mais que a média nacional de leitores do país – o que já constatamos com os resultados da Pesquisa Perfil do Leitor Ribeirão-pretano, realizada no ano passado em parceria com a Unaerp”, afirmou. Para Adriana, “a gente pode escolher não ler, mas tem que ser por opção e não por falta de oportunidades de leitura”.

A Feira do Livro foi mais uma vez destacada pela força das parcerias. O Grupo Utam é também um dos parceiros do evento e fornecerá cafés da marca nos camarins dos autores do evento, com instalação de máquinas de cápsulas monodoses Utam Uno e haverá uma máquina profissional com Café Gourmet em grãos para espresso na sala de imprensa do evento.

Para o Grupo Utam, este é um dos principais eventos culturais do país, já consolidado e com 18 anos de história. “Acreditamos que fomentar a cultura na cidade onde também estamos inseridos, através de apoios e parcerias, é o caminho para se iniciar a transformação da sociedade. Um país que estimula a formação de leitores, é um país que prima pela cidadania”, comenta a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

18ª Feira do Livro

Reconhecida como um dos principais eventos nacionais sobre o universo da literatura, a 18ª edição da Feira do Livro traz o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”.  A feira reúne 250 atividades culturais, entre elas, salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras. “Para este ano, preparamos uma programação bem variada, com atrações para todos os públicos e idades e trazemos estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto. Uma das novidades é a Sessão Clássicos da Minha História que está atrelada à temática do evento”, destaca Adriana Silva, presidente da Fundação do Livro e Leitura.

O evento, que acontece de 20 a 27 de maio, é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

A programação completa pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://goo.gl/Cps3fb e nas redes sociais. Que tal um cafezinho neste feriado enquanto você conhece a agenda e programa o que quer ver na feira deste ano?

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Publicado em: 01/05/2018 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias