Noticias

Comerciantes driblam dificuldades, e mantêm a esperança durante a pandemia do Covid-19

A pandemia mundial do novo coronavírus (covid-19) atinge não só os grandes empresários e companhias. Mas, os pequenos comerciantes também sentem na pele os desafios de manter a saúde e as vendas. Duas panificadoras de Ribeirão Preto passam por momentos diferentes: uma sente que os clientes, agora mais em casa, estão consumindo cada vez mais os produtos essenciais, como o café. Já a outra, com quase meio século de existência, comenta nunca ter passado por uma situação parecida.

“Em 46 anos aqui no ponto, nunca passei por uma situação assim”, comenta o proprietário da Panificadora São José, na Vila Seixas em Ribeirão Preto, José Maria dos Santos, de 79 anos. Segundo ele, o movimento caiu por não estar funcionando, momentaneamente, o espaço do café, devido as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “O Café na parte da manhã representava grande parte das nossas vendas e, agora fechada, não podemos mais fazer nossos lanches mais elaborados”, explica.

Na panificadora Peg & Pão, no bairro Vila Virginia, também em Ribeirão Preto, a situação é diferente. “Nossas vendas aumentaram nesse período, porque tem muita gente em casa como as crianças, idosos e os pais”, explica a gerente Eliane Barros, de 48 anos. Segundo ela, produtos essenciais como café, por exemplo, teve um crescimento nas vendas durante esse período. “Tivemos que aumentar os pedidos com o fornecedor. No nosso caso, por ser uma padaria de bairro, acredito que pelo fato das pessoas ficarem em casa, o consumo destes produtos aumentou”, relata.

Seguindo as normas da OMS (Organização Mundial da Saúde), ambos os locais estão tomando medidas de prevenção, como uso de fitas de distanciamento do balcão, racionamento da quantidade de clientes no espaço e até entrega de cafezinhos nos carros. 

Mas, o que os comerciantes não deixam de fora é a fé e esperança de que a situação irá mudar. “Estamos acreditando que isso vai melhorar e será apenas uma tempestade”, comenta José Maria. “Estamos fazendo nosso máximo para que a pandemia não perdure ainda mais. Cada um fazendo sua parte, vamos superar esse momento”, conclui Eliane Barros.

Do pequeno ao grande

O Grupo Utam preocupado com a segurança de seus clientes, anunciou medidas de precaução durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A empresa oferece atendimento via WhatsApp para que seus clientes façam pedidos direto da indústria, mantém sua loja virtual, com todos os seus produtos, desde o filtro descartável ao tradicional café moído. Além das medidas digitais, o Grupo Utam recomenda que todos sigam conscientemente as orientações da OMS como medida de prevenção ao Covid-19.

Publicado em: 03/04/2020 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias