Quem pensa em montar uma cafeteria precisa conhecer o o universo do café, seus equipamentos, técnicas, linhas diferenciadas de produtos e tendências - antes mesmo de abrir o espaço.
Há muitos recursos e combinações de cafés e drinks que podem encher os olhos e acender o desejo do consumidor final. Hoje em dia ter novos sabores de linhas premium e gourmet tem sido uma das exigências de coffee lovers.
Vale investir na contratação de funcionários que se identificam com este mercado, como fazer a compra adequada de equipamentos e desenvolver um bom planejamento do negócio.
Com o espaço montado, são necessários treinamentos com especialistas. O Grupo Utam oferece esse tipo de serviço a seus clientes e estabelece uma consultoria direta com sua equipe de baristas. Luiz Felipe de Câmara, barista da empresa, explica que logo que o Grupo Utam estabelece parceria com um cliente, ele pode imediatamente agendar seu treinamento.
O primeiro passo é a visita para instalação da máquina de café com um dos técnicos da empresa. Na sequência, a equipe de baristas oferece o treinamento personalizado para profissionais do espaço.
A capacitação envolve todo processo para o correto manuseio da máquina. Saber dominar o passo a passo da higienização necessária é também importante, o que garante o bom desempenho do equipamento. “Ensinamos todo o abastecimento da máquina, as funções de cada botão e o processo de higienização”, explica o barista.
Assim que o cliente e sua equipe de profissionais sentem-se seguros para iniciar a extração de doses de café, o treinamento vai além: é hora de aprender a preparar bebidas – fase do treinamento que sempre traz curiosidades, bem como apresentação de produtos que podem ser usados para harmonizar os drinks e cafés.
“Trabalhamos com uma carta padrão, criada pela Utam, o que facilita a montagem de um cardápio diversificado e muito funcional para o cliente”, destaca Luiz Felipe.
O barista diz que uma das dúvidas que os clientes mais têm é como fazer corretamente a vaporização do leite para servir cappuccinos. “O processo todo é simples, bastam alguns encontros para sanarmos todas as dúvidas e logo o cliente está apto para oferecer nossos produtos, com muito estilo, variedade e personalizados a seu negócio”.
Publicado em: 01/09/2020 por Café UTAM S.A.