Noticias

Cafeína pode ajudar no tratamento da discinesia

Saboroso e revigorante, o café é a bebida mais consumida no mundo. É também a segunda mais ingerida por brasileiros, indispensável na correria do dia a dia. Para a saúde, o consumo da bebida, porém moderado, pode ser um grande aliado, pois o café ajuda na prevenção de doenças cardíacas, diabetes e pode, inclusive, auxiliar na minimização de doenças genéticas raras.

O caso foi comprovado cientificamente na França. Os pais de um menino de 11 anos, diagnosticado com discinesia (doença genética rara caracterizada por movimentos violentos e involuntários de pernas, braços e rosto), sem querer, compraram cápsulas de café descafeinado. O garoto já bebia o cafezinho diário para o controle desse distúrbio, mas a falta de cafeína ativou a rara patologia genética que possui, provocando espasmos musculares difíceis de controlar e terrivelmente dolorosos.

Passados dias de desespero e várias idas ao hospital, o especialista Emmanuel Flamand-Roze, médico do Hospital Pitie-Salpetriere, em Paris, relatou que este foi um daqueles casos surpreendentes de sorte que pontuam a história da medicina. Através de estudos feitos pelo médico sobre a doença genética rara foi constatado que, ao ingerir cafeína novamente, os sintomas foram reduzidos drasticamente.

Segundo Flamand-Roze, os pais do menino praticaram ocasionalmente o teste chamado pelos cientistas de “duplo-cego”, experimento realizado para constatar se certo medicamento ou tratamento é eficaz para determinada pessoa. O teste confirmou com êxito que a cafeína pode sim ser usada como um método de ajuda para a discinesia.

O estudo foi publicado na revista americana Annals of Internal Medicine (publicação acadêmica na área médica, considerada como uma das mais especializadas e influentes do mundo).

 

Fonte: Portal Exame / adaptado por Verbo Nostro Comunicação Planejada.

 

Publicado em: 05/02/2020 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias