Noticias

Café: um potente aliado de beleza

Já imaginou que o café que você consome como bebida pode ser usado como tratamento da pele? Quem mais pode se beneficiar com o produto são adolescentes (na faixa etária de 14 a 16 anos), já que 90% deste público sofrem com o surgimento de espinhas e cravos nesta fase da vida. Mas, especialistas garantem: usar o café no tratamento de beleza, em qualquer idade, gera inúmeros benefícios, porque quando o assunto é cuidado com o corpo, o grão é um grande aliado.

O café atua sobre a circulação da pele, aumentando o fluxo de sangue do organismo. Assim, é possível diminuir o acúmulo de toxinas e melhorar a oxigenação da pele. A borra de café, que teria destino direto para o lixo de sua casa, é capaz de diminuir todo tipo de inflamação, desde acne até celulite, devido aos seus componentes anti-inflamatórios. Além disso, sua composição tem como destaque a alta concentração de flavonoides, compostos bioativos que protegem a derme do efeito dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento fora de época.

“Sempre procuro por máscaras diferentes para cuidar da minha pele e vasculhando em um site achei uma receita que usa a borra de café”, explica a designer de joias, Ana Carolina Borgonovi, 40. Ela ainda comenta que usa a máscara a cada 15 dias, “ou quando me lembro”, brinca. “Uso café com óleo de coco, que me auxilia na esfoliação da pele do meu rosto”, comenta.

A dica que funciona para a designer é apenas uma das formas de se aproveitar todo o potencial do café para os cuidados com a pele. Há vários tipos de máscaras produzidas com as borras de café para diversas finalidades. Uma delas é ideal para aliviar a presença das indesejadas olheiras. A mistura é também recomendada para as bolsas sob os olhos e para clarear a pele, suavizando manchas. O motivo é que a cafeína presente no pó do café possui propriedades clareadoras e firmadoras. “O uso do café pode ser um ótimo aliado caseiro, com diversos benefícios como esfoliação, limpeza e hidratação da pele”, comenta a fisioterapeuta e dermatofuncional da Beaute Clínica Estética, Mayra Pádua Gatti.

O café é também um  poderoso  aliado de beleza para aliviar o incômodo das espinhas. Além de atenuar a inflamação da pele, promove a renovação celular. Quer saber mais como usar o café nos rituais de beleza? Acompanhe abaixo dicas de máscaras faciais caseiras para cuidar do rosto.

Máscara caseira para tratar espinhas

Primeiramente, lembre-se de lavar as mãos e o rosto antes de aplicar a máscara para potencializar os efeitos.  É interessante passar perto dos olhos (não dentro do olho) porque a mistura possui efeito clareador. A máscara deve agir por 20 minutos e depois basta retirá-la com água morna ou em temperatura ambiente. Em seguida, passar o creme de uso habitual para o rosto. É recomendável fazer essa máscara duas vezes por semana ou sempre que sentir necessidade.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de leite integral
  • 2 colheres de sopa de café

Modo de preparo

Com o auxílio de uma colher ou espátula, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo. Tome cuidado: ela não deve ficar muito líquida para que não se perca o ponto certo. Com a ajuda do pincel, aplique no rosto.

Máscara caseira para reduzir olheiras

Junte uma pequena porção de pimenta-do-reino com um pouco de borra que tenha restado do café que preparou. Depois, junte o óleo de coco à mistura. Você não vai usar porções definidas. Só necessita misturar esses ingredientes. Feita a máscara, já pode aplicar nas olheiras.

Com ajuda dos dedos e movimentos delicados, faça massagens suaves. Aguarde entre cinco a dez minutos para a mistura atuar. Ela irá ressecar em cima da pele. Para retirá-la, basta lavar a área com água. Por fim, aplique o seu hidratante habitual. Ideal fazer à noite.

Máscara caseira para clarear e melhorar acne

O melhor horário de utilizar a mistura é antes de dormir, já que depois disso você não entrará em contato direto com o sol, evitando o aparecimento de manchas.

O ideal é que você faça essa máscara, ao menos, duas vezes por semana. Em casos mais extremos, faça em dias intercalados (um dia sim e outro não). Ela é simples de fazer e pode ser aplicada em qualquer tipo de pele.

Ingredientes

  • 2 (duas) colheres de sopa de borra de café
  • 1 clara de ovo batida em neve
  • 1 ou 2 gotas de óleo de gerânio ou de amêndoas

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta com aspecto arenoso. Antes de tomar banho, aplique essa mistura no rosto e tenha bastante cuidado para não esfregar a área dos olhos. Faça movimentos circulares e tenha controle da força para não agredir a pele. Na área dos olhos, aplique a máscara com bastante cuidado. Deixe agir por 10 minutos. Em seguida, retire a máscara com água em temperatura ambiente (ou morna, aproveitando a água do banho). Seque o rosto com cuidado e aplique o creme que você usa normalmente. Se a sua pele for oleosa, use cremes que não utilizem óleos em sua composição.

Fonte das receitas: Portal Boa Forma.

Publicado em: 06/08/2019 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias

O café é uma das bebidas mais antigas e consumidas no mundo. Há muitas histórias contadas sobre sua criação. Mas podemos dizer, ainda...
Veja Mais.

Uma combinação perfeita: férias e o frio dos últimos dias está atraindo muita gente para o 5º Festival Santos Café, na cidade de...
Veja Mais.

De 5 a 9 de julho, o Grupo Utam, empresa 100% brasileira,  participa, pela terceira vez, do 5º Festival Santos Café. O evento é uma alternativa...
Veja Mais.

Copyright © 2019 Café Utam
Telefone:
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774
Informações da Empresa | Contato
logo PI