Noticias

Café sustentável e rentabilidade: união que pode dar certo

Disseminar as práticas de sustentabilidade para produtores de café na região do Cerrado de Minas Gerais não tem sido uma tarefa fácil, mas para pesquisadores,  os debates realizados com frequência são importantes para auxiliar os produtores sobre as estratégias e políticas voltadas ao tema. Segundo o estudo desenvolvido no programa de Pós Graduação em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq),  a certificação Rainforest Alliance e a adoção de práticas de sustentabilidade como sistema de gestão social e ambiental, tratamento justo, boas condições de trabalho, dentre outras,  são caminhos viáveis para os produtores. 

Os responsáveis pelo estudo conseguiram analisar a situação socioambiental e econômica dos produtores que têm o certificado Rainforest Alliance – Rede de Agricultura Sustentável comparando-os à situação dos não certificados.

Os dados obtidos pela pesquisa feita em parceria com o Imaflora, Sebrae Minas e Centro de Estudos Avançados, apontam que a certificação de sustentabilidade gera benefícios econômicos, apesar dos custos para se adequar aos processos necessários. No final, relata o estudo, os pontos positivos são mais impactantes, o que aumenta a produtividade e os lucros do produtor.

Fonte: (ABIC/Adaptação de Verbo Nostro Comunicação Planejada)

Publicado em: 08/12/2017 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias