Noticias

Café para bons momentos em família

O mês de janeiro - quando muitas pessoas tiram férias – por conta até do calendário escolar - é a ocasião ideal para a família resgatar os momentos em conjunto, aproveitar para um ouvir ao outro, brincar com as crianças, sair para passear e aproveitar as oportunidades em casa para todos estarem juntos. O café da manhã pode ser a melhor forma de começar o dia e tornar-se uma hora bastante especial entre a família.

No dia a dia, grande parte das pessoas acaba tomando um café rápido e muitas vezes cada um no seu horário, por conta da vida agitada. Mas ainda há famílias que conseguem se reunir diariamente no café da manhã. Para essas pessoas, o ato é quase religioso. Como é o caso da esteticista Renata Ribeiro, que é responsável por unir a família durante a refeição matinal e mantém a tradição todos os dias. “Na minha família  todos trabalham o dia inteiro. O único momento que temos juntos é o café da manhã. Depois, cada um vai para a sua rotina – nem no jantar nos encontramos, pois cada um chega em um horário”, explica.

Para a esteticista, o café da manhã é o melhor energético e o momento em que se pode fazer planos e decidir quais caminhos tomar durante o dia. “O café marca o início do dia, uma nova oportunidade para fazermos diferente, para fazermos melhor”, comenta. Renata conta que todos na sua casa acordam bem cedo. Eu sempre acordo primeiro para preparar as coisas e agrado todos os gostos e preferências”, explica Renata.

A família de Renata  também mantém uma tradição no Natal: preparam um café da manhã especial, com alguns ingredientes diferentes do habitual café de todo o dia. “No Natal acordamos cedo, aproveitamos as frutas e alguns alimentos que sobraram da ceia e fazemos um café especial”. Para eles, o Natal é um momento família, quando não pode faltar o café da manhã caprichado. “É um momento único em que estamos juntos, um momento para a gente, só nosso”, lembra a esteticista.

A família Oliveira também aproveitou o final de ano para confraternizar e criar mais união. Para eles, o café não é uma rotina, mas sempre que podem se unem à mesa para manter o laço familiar. “O ato de tomar café melhora o ambiente familiar. Quando estou de folga, consigo fazer um café da manhã para todos, tornando esse momento em um grande evento. É uma oportunidade única para minha família”, explica a técnica em enfermagem e matriarca da família, Alessandra Oliveira.

Milhares de famílias como as de Renata e Alessandra têm datas especiais para fazer um café diferente, seja no aniversário de alguém, no Dia das Mães, Dia dos Pais. Há sempre um momento para se comemorar na refeição matinal. “As férias também criam oportunidades para cafés mais incrementados e com mais tempo, seja em casa ou para quem está viajando. Tomar café da manhã em hotel, por exemplo, sem se preocupar com relógio, é o momento preferido de muitas famílias”, cita o barista da Utam, Eder Garcia.

Café da manhã com criatividade

Para aproveitar melhor esses dias de verão em descanso, preparamos duas dicas de ideias que podem deixar o café da manhã em família mais saudável, alegre e com um gostinho de quero mais. Confira.

Sabores Típicos

Quem vai passar as férias em casa com a família, pode pesquisar cardápios de café da manhã em diferentes localidades e fazê-la. Há receitas fáceis, por exemplo, uma tapioca à moda nordestina, o delicioso pão de queijo para reviver os encantos de Minas Gerais. Já para quem quer saborear cardápios internacionais, vale se inspirar na França e assar um croissant ou preparar  panquecas com receitas do Canadá – tudo com um delicioso café coado ou feito em máquina espresso.

Saia da rotina

Coma fora – na varanda, na área de lazer do condomínio, na praça perto de casa ou no parque de sua cidade. A proposta é fazer um pic nic e ir saborear o cardápio preparado com a família. Não se esqueça da garrafa térmica para o cafezinho coado. Estar com a família ao ar livre enche os pulmões de ar fresco e aumenta a sensação boa das férias

Publicado em: 07/01/2019 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias