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Café da manhã: refeição que garante um bom dia


Não tem jeito: acordar cedinho e encontrar uma mesa cheia de comidas gostosas sempre vai ser uma das sensações mais prazerosas da vida. O café da manhã é, afinal, “a refeição mais importante do dia”, como já estamos cansados de ouvir. Mesmo assim, em meio a rotinas apressadas e até mesmo falta de informação, às vezes esquecemos de dar a devida atenção a ele.

A nutricionista Ana Paula Tonissi relembra o motivo de ser tão necessária essa primeira refeição do dia. Segundo ela, é no café da manhã que se retomam os nutrientes que foram gastos durante uma noite de sono. “É a primeira refeição que fazemos após um longo período de jejum (geralmente de oito horas). Então é muito importante porque, ao acordar, ela vai fornecer energia, proteína e nutrientes para fazer a pessoa aguentar sua jornada do dia. Se a pessoa acorda e vai estudar, acorda e vai trabalhar, não vai conseguir se concentrar tão bem, nem vai ter disposição para enfrentar a sua rotina”, explica. Para quem pretende fazer atividade física, é mais sério ainda: o café deve ser reforçado.

Ana Paula também cita estudos criteriosos que já comprovaram que quem faz uma refeição melhor no café da manhã não sente tanta necessidade de comer no almoço e, principalmente no jantar. “Essas pessoas tendem a ter um peso mais baixo, por isso tomar café da manhã é importante também para não engordar e reduzir a compulsão ao longo do dia”. Ela relembra que, no Brasil, há um quadro de quase 50% da população acima do peso.

Difícil mesmo é criar o hábito, principalmente para quem não acorda assim com tanta fome. Mas a nutricionista dá algumas dicas: a primeira é que, quem come muito no jantar, acaba acordando sem sentir fome. Um jantar mais leve, portanto, é uma boa pedida para despertar e parar na mesa do café por mais tempo. A outra dica é para pessoas que acordam antes das sete da manhã e, por isso, ainda não completaram seu ciclo e podem ficar com pouca vontade de comer. Nestes casos, é importante que a alimentação venha aos poucos. “Talvez um cafezinho preto e uma fruta ao acordar, e ir então aumentando os alimentos conforme for sentindo necessidade”, recomenda.


 
Embora essa refeição seja muito importante, é preciso reforçar que não adianta comer sem qualidade. Para uma alimentação saudável logo cedo, o recomendável é balancear os grupos de alimentos: um pouco de carboidrato, um pouco de proteína e um pouco de lipídio acomodados no prato. “Dentro das proteínas, podemos colocar tanto lácteos (iogurtes, queijos e leite) quanto ovos. Eu só não recomendo muito a inclusão de embutidos (como presunto e peito de peru), porque não são alimentos muito saudáveis já que contêm muito nitrito e muito composto químico, além de sal em excesso”. Já para os carboidratos, uma alternativa são as frutas em conjunto com cereais integrais (aveia, granola) e até tapioca (boa para quem tem restrição ao glúten). Sem exagerar nas calorias. “E além, é claro, do cafezinho, que é um hábito brasileiro e que as pessoas geralmente trazem de suas famílias”.

Ana Paula diz que essa é a refeição em que o café preto melhor se encaixa, já que a cafeína proporciona uma retomada de energia e deixa a pessoa disposta – mas sem atrapalhar o distante sono da noite. “A cafeína desperta, dá essa sensação de ficar atento, de concentração. Até para quem vai fazer alguma atividade física ou trabalha com uma maior demanda corporal, o café é muito interessante”, finaliza.

Que tal incrementar o seu café da manhã e começar esse ano com mais disposição?


 
Fotos: Pixabay

Publicado em: 16/01/2020 por Café UTAM S.A.

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