Noticias

Café da manhã em família: carinho que nutre e aproxima

É comum escutarmos que o café da manhã é a principal refeição do dia. Uma mesa farta, muitas frutas e um saboroso café preto – como costumamos dizer no dia a dia -  podem deixar a vida mais saudável e completa.  Além disso, o café da manhã tem o poder de nutrir não apenas o corpo. Momentos como este alimentam também nossa alma e as relações. Sim, o café da manhã pode ser um grande aliado no relacionamento familiar. Quer saber como?

Segundo especialistas, a importância do convívio em família vai muito além de encontros agendados, de uma viagem nas férias ou de festas como o Natal. É preciso aprender a valorizar também os momentos compartilhados na rotina diária. Muitas vezes são apenas minutos, mas são capazes de fortalecer os laços entre pais e filhos.

E tem mais: o café da manhã é um importante motivo para reunir crianças, adolescentes e adultos em volta da mesa e o melhor: aproximá-los, principalmente no contexto do mundo atual com as multitarefas de cada geração de uma família, o que faz com que as pessoas tenham horários e locais diferentes para as demais refeições.

Neste contexto, é cada vez mais difícil partilhar desses momentos juntos. Mesmo assim, é possível criar alguns hábitos que podem ser muito benéficos para todos. A iniciativa deve começar pelos pais ou os responsáveis pela família. Ser exemplo dentro de casa é essencial para os filhos, segundo a psicóloga Clarice Skalkowicz. “As crianças aprendem 10% do que é dito e 90% do que é feito pelos pais. Então, se os pais querem demonstrar a importância do convívio familiar, eles precisam ser presentes no crescimento dos filhos”. Clarice ainda alerta: “Não adianta fazer um discurso lindíssimo sobre como ter uma relação legal e próxima, se os pais não fazem isso na prática”.

A psicóloga também dá dicas de como ter momentos prazerosos capazes de aproximar e ajudar no relacionamento familiar. Uma refeição em família como o café da manhã, por exemplo, faz com que você tenha contato com o outro, possibilita saber mais sobre a rotina de cada membro da família, ajuda a entender melhor questões conflituosas, tanto de dificuldades e de necessidades de cada um.  “É importante ter um acompanhamento minucioso durante o processo de evolução das crianças e adolescentes, porque nem todos vão trazer à tona alguma adversidade de forma explícita”, recomenda Clarice.

Que tal usar momentos como o café da manhã para programar passeios, viagens ou atividades lúdicas em família? Outro conselho que a profissional dá é montar um roteiro criativo e divertido para as atividades do núcleo familiar, que tenham a ver com a faixa etária das crianças ou dos adolescentes. No caso dos passeios, conversar e ver lugares que todos gostariam de conhecer é uma ideia interessante para quem quer aumentar esses vínculos. “É possível montar um planejamento que satisfaça a todos, com momentos em família, proposições das atividades e ir, passo a passo, agregando os interesses de cada um”, explica a psicóloga. Clarice orienta: é interessante fazer integrações da família – ora todos juntos, ora a mãe com a filha, ora a mãe com o filho, ora o pai com o filho - “para que de alguma forma possa existir um convívio diário”.

Vale ressaltar que essas atividades em conjunto não precisam ser como num grande evento ou numa viagem longa. “Ter algumas atitudes simples no dia a dia, como estabelecer uma rotina familiar dentro de casa pode gerar momentos coletivos, possibilitam memórias e estabelecem vínculos afetivos”, finaliza Clarice.

A psicóloga explica que o famoso café da manhã pode vir a ser um momento muito especial do dia, como também o almoço, jantar, lanche da tarde ou a ceia. Não importa o horário, sempre é tempo de estarmos junto da família. É bom lembrar: a simplicidade de uma mesa carinhosamente posta e conversas olho a olho entre pessoas genuinamente interessadas umas nas outras, faz toda a diferença. Se tiver aquele cheirinho de café com bolo quente, melhor ainda! Experimente.

Publicado em: 30/01/2020 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias

Saboroso e revigorante, o café é a bebida mais consumida no mundo. É também a segunda mais ingerida por brasileiros, indispensável na correria...
Veja Mais.

Tudo começou despretensiosamente, com a sugestão de uma amiga e pequenas marmitas feitas para vender em seu condomínio. Mas Kenia Martins acabou transformando...
Veja Mais.

Não tem jeito: acordar cedinho e encontrar uma mesa cheia de comidas gostosas sempre vai ser uma das sensações mais prazerosas da vida. O café da...
Veja Mais.

Copyright © 2020 Café Utam
Telefone:
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774
Informações da Empresa | Contato
logo PI