Noticias

Artista produz caricaturas a base de pintura com café no estande do Grupo Utam na Fispal Café

Quem passar pelo estande do Grupo Utam na Fispal Café, no Pavilhão Verde do ExpoCenter Norte, vai conhecer uma técnica diferente de pintura a base de café.  Nesta quarta-feira (13), das 13h às 20h, o estande vai receber o artista alagoano Humberto Freitas, que fará caricaturas pintadas com café, ao vivo, para o público do evento que visitar o estande.

Humberto Freitas é formado em Desenho Técnico, além de ser técnico em Criação e Produção Publicitária e em Desenho Publicitário. O artista mostra sua paixão por café de uma forma inusitada – com arte. A ideia surgiu quando trabalhava em uma agência publicitária e se deparou com o desafio de fazer um anúncio publicitário sobre a agricultura de café. Na época, ele descobriu um artista colombiano que produzia quadros e as tintas eram simplesmente a base de café.

Freitas gostou do resultado e passou a produzir vários desenhos diferentes utilizando o café como tinta, entre eles caricaturas. O artista é um dos poucos neste segmento de atuação, o que ao longo do tempo o levou a criar suas próprias técnicas para produzir diversos efeitos de cores e luz em suas pinturas.

Para produzir suas obras, Humberto Freitas precisa de apenas três xícaras de café simples e solúvel, uma xícara com um café mais fraco, uma de café médio e por último um mais forte e denso para dar acabamento mais escuro e final.  

A produção também exige algumas técnicas que Freitas adaptou para o uso de café como tinta. Para que a caricatura tenha traços definidos, por exemplo, o artista lembra que as pinceladas sobre o papel devem ser delicadas. Assim, a bebida não escorre. “Após o desenho feito, é necessário esperar pela secagem para não borrar. No entanto, o cheiro de café continua, o que encanta ainda mais”, explica. 

Freitas apresenta seu dom em feiras, exposições e eventos, além de comercializar os desenhos pela internet. O artista produz caricaturas de anônimos e famosos e ainda retrata paisagens, sempre utilizando o café como protagonista. 

Além da atração cultural, o estande do Grupo Utam vai apresentar novidades e lançamentos para o mercado de café. Venha visitar nosso espaço na Fispal Café. A feira acontece no ExpoCenter Norte, que fica na Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo.

Fotos: acervo do artista Humberto Freitas

Publicado em: 13/06/2018 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias