Noticias

33 mil doses de café aquecem corações de profissionais da saúde

O Grupo Utam, com 50 anos de atuação no mercado brasileiro, encontrou uma forma carinhosa de prestar solidariedade aos profissionais da área de saúde de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, cidade que sedia a matriz da indústria alimentícia. Nesta quarta-feira (22/4), a empresa deu continuidade à entrega de doações para postos de atendimento locais destinados a pacientes diagnosticados com coronavírus (Covid-19). 

A intenção da indústria de café é homenagear médicos, enfermeiros, técnicos e profissionais que dão suporte e atendimento para pacientes com coronavírus (Covid-19) na cidade. Quatro locais, entre postos de saúde da rede municipal, Hospital das Clínicas e Hospital São Francisco foram abastecidos com doações: ao todo 33 mil doses de café espresso e 250 quilos de café torrado e moído 

A ação foi dirigida para postos de atendimento da rede municipal, estadual e também particular. A iniciativa visou incentivar a recuperação das energias dos profissionais da saúde através de uma interrupção rápida na jornada exaustiva de trabalho para uma boa xícara de café. “Procuramos oferecer o melhor que temos em nossa produção diária: cafés gourmets e cápsulas de cafés monodoses, para criarmos uma espécie de pausa calorosa nos ambientes de trabalho. Sabemos o quanto esses profissionais precisam deste tempo e atenção, pois vivem atualmente uma jornada de resistência”, afirma a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

Hospitais e postos de saúde beneficiados

A ação começou na semana passada, com a doação de mais de 500 pacotes de café (500 gramas), da linha Momentos Tradicional (torrado e moído), aos médicos e enfermeiros envolvidos diretamente com pacientes com Covid-19, no Hospital São Francisco, que tem base de internação na Rua Bernardino de Campos, 912, no coração do bairro Higienópolis, muito próximo ao centro da cidade.


Já nesta quarta-feira (22), uma nova ação foi realizada no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, localizado na Rua Ten. Catão Roxo, 3900, na Vila Monte Alegre,  que recebeu 100 kg do café Utam Gourmet em grãos, o que equivale a 12 mil doses de café espresso, além do empréstimo (em forma de comodato) de duas máquinas de café profissionais da linha Royal Office.  

Já os profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também receberam uma máquina de café Utam Uno e 9 mil cápsulas de café da mesma linha, que foram instaladas na Copa da Oficina, localizada na Rua João Nutti, 1000. Outra máquina Utam Uno e mais 2 mil cápsulas de cafés foram cedidas ao Posto de Saúde 24 Horas da Distrital Vila Virgínia, que fica Franco da Rocha, 1270. O posto é coordenado pela Secretaria Municipal e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Para a executiva Ana Carolina, a ação tem um único propósito: mostrar a gratidão de toda equipe de colaboradores do Grupo Utam a esses profissionais. “Todos nós estamos enfrentando um momento difícil com este distanciamento e isolamento social previstos na quarentena, mas, em contrapartida, o setor médico nos inspira e nos traz força motriz para nosso trabalho diário. Por isso, queremos mostrar nossa gratidão, compartilhando o que sabemos fazer com todo carinho: nosso café. Esse é o momento que pede união de todos por um bem maior que é a vida”, conclui.

Doações auxiliam equipes 

Os hospitais da cidade também estão aceitando outros tipos de doações, segundo Raquel de Oliveira, médica do SAMU, que também atua na Secretaria da Saúde e no Comitê de Crise da Prefeitura Municipal, criado na cidade para gerenciar a pandemia do coronavírus. “Temos recebido várias doações, como em equipamentos, pois ainda existe uma carência para compra, já que aumentamos muito a demanda de todo tipo de suprimentos”. A médica explica que itens e equipamentos que eram utilizados no período de um ano, foram necessários durante a quarentena. Ela também menciona que a demanda por máscaras cirúrgicas aumentou muito: das 60 mil máscaras usadas por ano, a rede municipal utilizou essa mesma quantidade em apenas um mês. 

Além disso, segundo ela, foi necessário destinar compras para outros equipamentos. “É um custo que não esperávamos. Por isso, muitas doações estão sendo feitas por empresas e até por cidadãos que estão nos procurando para ajudar neste momento”. Uma manifestação que emocionou os profissionais veio de ‘vovozinhas’ que estão isoladas em suas casas e, mesmo assim, se dispuseram ajudar a produzindo máscaras artesanais, entre outros contatos de moradores da cidade. 

Raquel diz que a doação do Grupo Utam foi muito importante porque valoriza os profissionais da saúde. “Nos sentimos privilegiados por termos sido reconhecidos neste momento que estamos na linha de frente, atendendo à população durante a pandemia. O ato da indústria de café é um  reconhecimento do trabalho nosso”.

Publicado em: 24/04/2020 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias