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24/05 – Dia de comemorar a segunda bebida mais consumida entre os brasileiros

Neste 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café:  bebida que tem suas raízes entrelaçadas à história do Brasil e também à vida dos brasileiros. De norte a sul do País, é possível encontrar uma narrativa - seja sobre o café ou um costume que envolva a bebida, uma receita e também como memória para as pessoas. O produto também é reverenciado em museus em cidades como Santos no Estado de São Paulo, na arquitetura dos casarões e fazendas que sobrevivem no entorno de municípios do interior ou ainda em diversos Estados. A bebida sempre se manteve presente na mesa e na economia brasileira e representa cerca de 30% do mercado.

Atualmente, o café é a segunda bebida mais consumida entre os brasileiros, perdendo apenas para a água, necessária para o funcionamento do metabolismo do corpo humano. Se ele encanta pelo aroma e sabor, prova que de fato, move o paladar brasileiro que afinal consome em média de 3 a 4 xícaras de café por dia. A constatação faz parte de uma pesquisa inédita recentemente desenvolvida.

Mas afinal, com tanta inovação quanto à bebida e suas variações, qual é o tipo de café mais consumido? O queridinho brasileiro é o tradicional café torrado e moído, que é a escolha de cerca de 79% dos consumidores. Outros produtos do mercado têm crescido em vendas e são lembrados pelo público como os cappuccinos, espresso, solúvel e as cápsulas que se tornaram atrativas e são valorizadas por novos perfis de consumidores: ávidos por novidades - mais exigentes e preparados para conhecer as potencialidades que a bebida pode oferecer.

"O que presenciamos com constantes análises do mercado é que, o café cada vez mais influencia a vida dos brasileiros, seja dentro dos lares, nas empresas, nos pontos e vendas, consolidando sua força e a versatilidade de seu leque de opções como um produto significativo do agronegócio", avalia a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

Um dado é revelador no cenário brasileiro: 98% dos lares consomem café. Estimativa que mesmo isolada já é um grande motivo para o mercado comemorar no dia de hoje.  O consumo também pode ser mensurado por faixas etárias. O percentual calculado entre os jovens, na faixa de 18 a 35 anos, ainda revela um consumo moderado, mas com muitos indícios de que tem bastante potencial para crescer. O público acima dos 40 anos reúne o maior grupo de coffee lovers, por enquanto a maioria.

A conclusão que se tem com a pesquisa é que a importância cultural do café entre os brasileiros é indiscutível. "O café é uma bebida com papel social importante e tem o poder de criar interações entre as pessoas, as famílias, os momentos decisivos de negócios nas empresas, nas instituições ou na hora da diversão dos amigos. Há sempre um bom motivo para se consumir uma xícara de café", destaca Ana Carolina.

Publicado em: 24/05/2019 por Café UTAM S.A.

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