Buscar
Facebook Instagram Twitter
Food Service

Novidades

Cientistas revelam como fazer o café perfeito

Com inúmeras variações em termos de sabor, aroma e textura, o café é uma das bebidas mais complexas do mundo. Dentre seus milhares de admiradores, existem diferentes tipos e métodos de preparo, dependendo da preferência e do gosto de cada um. Porém, um grupo de pesquisadores da Universidade de Bath, na Inglaterra, e do MIT, nos EUA, garantem ter descoberto como fazer o café perfeito.
Independente se a pessoa gosta do café mais amargo ou mais docinho, um dos aspectos fundamentais é que ele precisa ser consistente e, de acordo com o estudo, o que define isso é o tamanho dos grãos do pó de café. Acontece que a água usada na preparação da bebida reage de maneira distinta, dependendo do tamanho das partículas de café: as menores tendem a ficar mais azedas, enquanto as maiores ficam com um gostinho amargo.
Sabendo disso, os cientistas chegaram a conclusão de que a melhor maneira de conseguir que as partículas sejam do mesmo tamanho é através do congelamento. Quando congela-se os grãos (com nitrogênio líquido, por exemplo) a água presente dentro do grão de café fica sólida. O resultado é um produto da moagem mais uniforme e, por consequência, uma bebida com um gosto mais homogêneo, e mantendo ainda mais o sabor original do grão.
Além disso, o estudo mostra que essa técnica também é indicada quando se mistura diferentes tipos de grãos, como, por exemplo, no caso da mistura entre cafés brasileiros e etíopes. “Mas esse resultado só aparece se ambos grãos estiveram com partículas similares", afirmam os pesquisadores na conclusão do estudo.

Fonte: Revista Super Interessante – Adaptado por Portal Grupo Utam

AnteriorNatural Break no Shopping Iguatemi de RP oferece Café Utam

©2017 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1770
Belo Horizonte - 31 3416 7774

Desenvolvido por Projeto Integrado

Projeto Integrado